As monografias elaboradas por Thiago Neiva Guimarães e Sheila Mendes Fernandes, egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foram classificadas entre as vencedoras do Prêmio “Professor Eliseu Martins”. Eles obtiveram o segundo e terceiro lugares, respectivamente. O concurso é organizado em nível nacional pela Fundação Business School, de Vitória, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC/ES).
A solenidade de entrega do prêmio foi realizada na última terça-feira (14), sendo esta uma das mais importantes premiações do Brasil na área de agronegócios, sendo inscritas, ao todo, 190 monografias. Os trabalhos foram submetidos a processo de seleção que envolveu, inclusive, votação popular através da rede mundial de computadores - ‘internet’.
Os dois representantes da Unimontes vão receber bolsas de estudo integrais para os cursos de mestrado da Fucape Business School, além de bolsas de iniciação científica. Ambos foram diplomados pela Unimontes em julho deste ano e os trabalhos classificados entre os melhores nesta edição do Prêmio “Professor Eliseu Martins” foram os mesmos apresentados para conclusão do curso de graduação.
Thiago Neiva Guimarães desenvolveu o tema “Empresas Modelo x Empresas não Modelo de Responsabilidade Social: um estudo comparativo de indicadores econômico-financeiros no período de 2001 a 2004”. Ele teve como orientador o professor Geraldo Alemandro Leite Filho, do departamento de Ciências Contábeis. Por sua vez, Sheila Mendes Fernandes abordou o “Passivo ambiental: um levantamento em empresas localizadas no município de Montes Claros/MG”, sendo orientada pelo professor Wagner de Paulo Santiago, que, além de integrar o departamento de Ciências Contábeis, é pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes. Quanto à metodologia, as monografias foram orientadas pelo professor Carlos Renato Theóphilo.
Para o reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, “a conquista é motivo de enorme júbilo para toda a comunidade universitária, representando o reconhecimento à qualidade do nosso curso de Ciências Contábeis, que vem sendo apontado como um dos melhores do Brasil, em razão das avaliações promovidas pelo Ministério da Educação, e mais recentemente, pela Editora Abril, através do Guia do Estudante”. Ainda de acordo com o reitor, que, além de contador, também faz parte do corpo docente do curso, “a premiação é fruto da competência e da dedicação dos autores dos trabalhos e dos seus orientadores, bem como de todos os demais professores lotados no departamento de Ciências Contábeis”.