Educação profissional em saúde sob avaliação

Jornal O Norte
Publicado em 28/12/2007 às 12:02.Atualizado em 15/11/2021 às 08:27.

Da Ascom/Unimontes



A universidade estadual de Montes Claros e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do ministério da Saúde, vão atuar em conjunto na execução de um projeto específico para elaboração do diagnóstico sobre as unidades de formação de profissionais em saúde no Brasil e nos países integrantes do Mercosul. Em Minas Gerais, as ações serão desenvolvidas pela Escola Técnica de Saúde, vinculada ao Centro de Ensino Médio e Fundamental (CEMF) da Unimontes, e pela Escola Politécnica Joaquim Venâncio (Fiocruz). Apenas cinco das 37 escolas técnicas em saúde do País foram convidadas, entre elas a da Unimontes - única instituição mineira participante.






Marília Borborema é uma das quatro professoras que vão


atuar na pesquisa, pela Unimontes (foto: WESLEY DANILO)



Aprovado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ministério da Saúde, o projeto tem como tema central A Educação Profissional em Saúde no Brasil e nos Países do Mercosul: Perspectivas e Limites para a formação integral de trabalhadores face aos desafios das Políticas de Saúde e deverá ser concluído até março de 2009.



Para o reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, a participação da Universidade nesse importante trabalho é uma demonstração da competência da comunidade acadêmica e, no caso específico, dos professores vinculados ao Centro de Ensino Médio e Fundamental/Escola Técnica de Saúde. O reitor destaca, ainda, o fato de a Fundação Oswaldo Cruz ser referência em grandes estudos até mesmo em nível mundial, atuando como um dos centros colaboradores da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a educação em Técnicos de Saúde.



Já a coordenadora da Estação de Pesquisa do Centro de Ensino Médio e Fundamental, professora Marília Borborema Rodrigues Cerqueira, lembra que a Unimontes integra a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS) e, de acordo com o projeto, a instituição ficará responsável por duas linhas temáticas: Quantitativa (sobre as funções técnicas na área da saúde, tais como a oferta de cursos, identificação do número de cursos e habilitações profissionais); e Qualitativa (análise dos projetos político-pedagógicos e diretrizes curriculares dos cursos técnicos de saúde oferecidos no País).



Além da professora Marília Borborema Rodrigues Cerqueira, vão atuar na pesquisa, pela Unimontes, as professoras Eveline Andreis de Castro, Maria Patrícia Silva e Zaida Ângela Marinho de Paiva Crispim.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por