Instituído para viabilizar o acesso à educação superior e promover uma melhor qualidade de vida para a comunidade, projeto registra bons resultados, com vários estudantes participantes aprovados no vestibular
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Criado em fevereiro de 2007, com a proposta de contribuir para o acesso de jovens carentes ao ensino superior, o projeto Educação Popular comemora a aprovação de vários participantes nos processos seletivos da Unimontes e da Soebras, realizados recentemente.
Alunos do projeto Educação Popular comemoram aprovação
no vestibular (foto: Wilson Medeiros)
Coordenado pelo professor Everaldo Ramos de Oliveira, o projeto iniciou suas atividades atendendo a comunidade dos bairros JK e Delfino Magalhães, com participação de cerca de 600 estudantes e 40 professores.
- A idéia é promover curso pré-vestibular e pré-concurso, de forma que os jovens possam participar dos processos seletivos das universidades e de concursos públicos com uma bagagem de conhecimentos suficiente para enfrentar a concorrência – explica o professor.
Realizado pela Soebras e viabilizado a partir de parcerias com a sociedade civil organizada (igrejas, associações, sindicatos, entre outras), segundo o professor Everaldo, o projeto Educação Popular já se consolidou como uma alternativa de educação para jovens carentes.
- No último vestibular realizado pela Unimontes, em junho de 2007, muitos foram os estudantes aprovados em vários cursos, e outros ficaram bem colocados na lista de espera. Também merece destaque outras aprovações em faculdades privadas, o que confirma a seriedade do trabalho realizado e, principalmente, a qualidade das aulas que são oferecidas gratuitamente, promovendo a cidadania e oportunizando o acesso à educação a jovens que, no passado, foram ignorados pelas políticas públicas de educação – salienta Everaldo.
Everaldo diz que, em virtude dos resultados alcançados pelo projeto, a idéia inicial de promover um curso pré-vestibular e pré-concurso foi ampliada.
- O projeto teve tanta aceitação por parte da comunidade que ampliamos a proposta e, a partir deste semestre, vamos oferecer cursos técnicos, de forma que os participantes também possam se preparar para o mercado de trabalho – completa.
Para a realização do projeto, a Soebras oferece estrutura pedagógica e equipe de professores. Em contrapartida, a comunidade oferece os espaços para as aulas.
- Nessa primeira etapa as aulas aconteceram no bairro JK, no Colégio Ruy Lage e no Delfino Magalhães, na escola estadual Dr. João Alves. Os alunos formaram uma comissão gestora que se encarregou de cuidar dos espaços, agilizar o processo de seleção e manter o projeto em andamento – ressalta Everaldo.
O coordenador diz que a equipe de professores é formada por 40 acadêmicos dos diversos cursos da Soebras, que, além de compartilhar seus conhecimentos com a comunidade, têm no projeto uma oportunidade de exercitar seus conhecimentos teóricos, o que certamente contribuirá para sua formação acadêmica. Nesse semestre, o Educação Popular também atende aos bairros Santo Reis, Independência e Major Prates. Também foram formadas turmas na cidade de Porteirinha, localizada a 171 quilômetros de Montes Claros.
- Nossa meta é tornar o projeto acessível a todos que querem chegar à universidade e não têm condições de financiar um curso preparatório, de forma que o direto à educação possa lhes alcançar. Para isso, vamos aproveitar todos os espaços que forem disponibilizados para o projeto, pois, como diz Paulo Freire, não se podem conceber espaços ociosos quando tanta gente busca pela educação. E ainda, vamos abrir novas vagas para acadêmicos que queiram atuar como professores, de forma que o projeto também contribua para seus estudos, já que este serve como monitoria e lhes possibilita uma bolsa de estudos junto à Soebras. Nosso objetivo é que cada cidade que possua uma unidade da Soebras também tenha o projeto Educação Popular – conclui o professor.
Outras informações pelo telefone (38) 3223-2288 / (38) 9194-5399.
ESTUDANTES PARTICIPANTES DO
PROJETO EDUCAÇÃO POPULAR APROVADOS NO VESTIBULAR
Jhoara Rayane Silva – Pedagogia - Unimontes
Edilson Marques da Silva - Geografia – Pedagogia - Unimontes
Liliane Mendes da Silva - Letras Português - Unimontes
Delcy Alves dos Santos - História - Unimontes
Josiane Rodrigues Alves - História - Unimontes
Teodora Antonia Oliveira - Letras Português – Unimontes
Renato Fagundes - Letras Português - Unimontes
Janaina de Souza Costa Araújo - Pedagogia - Unimontes
Walter De Souza Cruz - Direito - Unimontes
Célia Almeida - Ciências Sociais - Unimontes
Elizângela F. Santos - Letras Português - Unimontes
Maria Célia de Almeida - Ciências Sociais - Unimontes
Damaris Soares Dos Santos - Letras Português – Unimontes
Emanuelle Cristina - Direito - Soebras
Tiago Teixeira Engenharia – Soebras
Leila Alves Durães - Serviço Social - Soebras
