Com a participação de professores e acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Geografia, oferecidos no campus de Pirapora, a Unimontes - universidade estadual de Montes Claros está desenvolvendo diversas ações voltadas à alfabetização de idosos naquele município do Norte de Minas. O projeto A Universidade na Melhor Idade em Pirapora foi criado há dois anos e integra um conjunto de atividades promovidas em parceria com a Prefeitura nas áreas de cidadania, inclusão social e meio ambiente. No âmbito da Unimontes, são atendidas cerca de 100 pessoas.
Supervisionados pelas professoras Sandra Célia Muniz Magalhães e Gildete Soares Fonseca, quatro acadêmicos dos cursos de Pedagogia (2) e Geografia (2) são responsáveis pelas aulas, que são ministradas às segundas e quartas-feiras, pela manhã, no espaço da Banda 13 de maio, no bairro Santo Antônio. No mesmo local, são oferecidas outras atividades destinadas aos idosos, tais como cursos de bordados, dança, informática e atividades físicas, estas sob a supervisão do técnico da Secretaria Municipal de Ação Social, Éder Danilo Pereira - egresso da Unimontes. Semanalmente, são atendidas 300 pessoas.
Conforme explica a professora Sandra Célia Magalhães, uma das coordenadoras do projeto, além das ações ligadas à alfabetização e dos minicursos, são promovidos debates sobre os direitos e deveres dos cidadãos, como acesso à aposentadoria, Estatuto do Idoso, serviços de saúde e de transporte.
Entre os dias 24 e 30 deste mês, a Unimontes promove, em Pirapora, a 3ª Semana de Saúde – Qualidade e Vida para os Idosos, e é prevista a participação de cerca de 800 pessoas de municípios do Norte de Minas e das cidades de Belo Horizonte, Betim, Juiz de Fora e Rio de Janeiro. A programação incluirá palestras e minicursos nas áreas de cidadania, meio ambiente, saúde bucal e educação, além de apresentações artísticas e passeios pelo rio São Francisco a bordo do Vapor Benjamin Guimarães.