Paula Machado
Repórter
Aluna colocando em prática os ensinamentos obtidos
sob o olhar da professora
A escola estadual Secundino Tavares, na Vila Mauricéia, com o objetivo de integrar os pais a vida escolar de seus filhos, lança dois projetos. A oficina de culinária e a oficina de música. Com a oficina de culinária, tenta aproximar a família para o ambiente escolar e ajudar também na renda das mesmas. A escola oferece cursos de culinária nas áreas de produção de salgados, na decoração e produção de bolos, na fabricação de doces e bombons para festas, na fabricação de pizzas, licores e coquetéis. Já estão matriculadas no curso cerca de trinta mães de alunos.
PRIMEIRA
A aula da primeira turma que começou na área de salgados teve início dia 20 de junho e terminou no dia 21 do mesmo mês. Antes de partirem para a próxima etapa ainda existem duas turmas que aguardam iniciação nas aulas de fabricação dos salgados.
Já existe uma lista de espera para participação nos cursos, que devem começar no segundo semestre.
- Esperamos com isso poder contribuir para a melhoria das condições de vida dessas famílias, integra-las ao ambiente escolar. As alunas estão empolgadas, querem até criar uma cooperativa. Já estão vendendo seus salgados. Notamos também interesse por parte de alunas da escola - conta Maria Lúcia Brant, professora do ensino fundamental na escola.
RESULTADO
Muitas alunas ficaram satisfeitas com as aulas mais ainda querem mais.
- Gostei muito das aulas. Foram de grande valia na minha vida. Mais uma experiência. Serviu como uma maneira de me aproximar mais da escola e como uma nova fonte de renda para mim e para minha família que por sinal me apóia nessa nova empreitada - diz Eliane, moradora da Vila Oliveira e dona de casa.
- Vejo como um novo caminho para alcançar mais lucro para mim e minha família além de uma forma de estar aprendendo novas experiências. Foi muito bom participar - confirma Elizângela, também moradora da Vila Oliveira e dona de casa.
Os materiais para as aulas foram fornecidos pela própria escola, com ajuda dos professores e diretores. Os salgados que foram produzidos foram distribuídos igualmente para cada aluna para que cada uma pudesse levar para casa.
MÚSICA
Além do projeto de culinária, a escola desenvolve o projeto da música. A escola que apresenta um nível de rendimento baixo procura por meio da música, estimular os alunos, fazer uma integração da família com o ambiente escolar e promover uma valorização dos alunos como pessoas capazes para conseguir obter melhores desempenhos. Segundo a supervisora da escola, Telma Sônia Mendes Pereira, os alunos são de um nível econômico desfavorável perante a sociedade e os problemas enfrentados por eles, como por exemplo, baixa auto - estima e os problemas familiares refletem na escola, principalmente no desempenho deles durante o ano letivo.
- Nós não nos acomodamos diante das dificuldades, falamos até que esse é o nosso slogan. Estamos sempre empenhados em cumprir nosso dever de formar integralmente nossos alunos. Procurar sempre desenvolver ações eu visam à solução dos problemas - afirma Telma.
OFICINAS
Tirar os alunos das ruas e ensiná-los maneiras novas de aprendizagem. É um trabalho feito com parceria de órgãos da sociedade e da própria comunidade. Uma oficina voltada para o canto, para os corais. As apresentações por enquanto ficaram restritas ao colégio podendo ser apresentadas no mês de agosto ou setembro em outros locais que ainda não foram confirmados.
