Logotipo O Norte
Sexta-Feira,14 de Novembro

Educação contrata profissionais com experiência em alfabetização

Jornal O Norte
Publicado em 05/12/2007 às 11:39.Atualizado em 15/11/2021 às 08:25.

A secretaria de Estado da Educação está recrutando até o dia 09 de dezembro profissionais da educação, habilitados em Pedagogia ou outra  Licenciatura, com experiência em projetos educacionais, para trabalhar no Programa de Intervenção Pedagógica, - Alfabetização no Tempo Certo, que começou a ser desenvolvido este ano nas Superintendências Regionais de Ensino e que demandará mais profissionais para atuar nas escolas públicas no próximo ano. O principal objetivo do programa é alcançar a meta de até o fim de 2010 toda criança esteja lendo e escrevendo aos  oito (08) anos de idade.



A Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, que congrega 30 municípios do Norte de Minas, informa que a contratação desses  educadores pela SEE é temporária, e visa fortalecer a equipe de profissionais do Estado, bem como é exclusiva para implementação do programa de reforço nas escolas onde os alunos não apresentam bons resultados. O processo seletivo será realizado na próprias SRE, com avaliação curricular e entrevista.



Para se cadastrar, o candidato deverá acessar o sítio eletrônico: www.educacao.mg.gov.br, clicar em "Educação recruta profissionais com experiência em alfabetização - inscrições. As exigências são: formação em pedagogia ou outra licenciatura com experiência em projetos educacionais; ter experiência em alfabetização, orientação pedagógica para anos iniciais, direção de escola e/ou inspeção e escolar; dispor de capacidade de comunicação oral e escrita, possuir habilidades interpessoais para orientar/capacitar pessoas; ter capacidade de iniciativa e habilidades para trabalhar em equipe; trabalhar 40 horas semanais sediado em algumas das 46 Superintendências Regionais de Ensino; ter disponibilidade para viajar para diferentes municípios dentro do Estado de Minas Gerais; trabalhar com foco em resultados e ter abertura para novos métodos de trabalho.



O PROGRAMA E SEUS OBJETIVOS



O Programa de Intervenção Pedagógica - PIP - foi implantado este ano pela Secretaria de Estado e abrange o Estado inteiro. São aproximadamente 370 mil crianças de 6 a 8 anos de idade nas mais de 2.600 escolas de ensino fundamental de Minas Gerais. A equipe do programa terá cerca de 7 mil professores, 900 especialistas pedagógicos e mais de 1,2 mil analistas educacionais.



O foco principal do programa envolve cerca de mil escolas de ensino fundamental, chamadas de escolas estratégicas. Essas instituições concentram os alunos com desempenhos baixo e intermediário no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), que será o principal indicador utilizado para avaliar a evolução dos alunos. As metas de desempenho serão baseadas e definidas para todas as escolas do Estado. Com a ampliação deste programa a SEE espera aumentar significativamente o número de alunos no intervalo de desempenho superior ao exame, o recomendável, e eliminar o baixo desempenho na alfabetização nas escolas públicas de Minas Gerais.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por