Cursos de especialização em saúde
e segurança ocupacional abordam
de maneira intensa e atual questões
relativas à prática trabalhista
Jerúsia arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
O mundo está em pleno processo de transformação e a humanidade precisa se adequar às novas demandas para que possa ter qualidade de vida.
Nos dias atuais, não se pode, por exemplo, pensar em trabalho como nas primeiras décadas do século passado, com a revolução industrial, onde a máquina se tornou o centro das atenções, dividindo, e até disputando, com o homem o mercado de trabalho.
É preciso oferecer melhores condições de segurança, saúde e higiene no ambiente de trabalho e, também, promover a conscientização dos trabalhadores quanto à percepção da necessidade de mudança em hábitos cotidianos, para que o trabalho não seja apenas uma forma de garantir o sustento da família, mas, principalmente, um espaço de realização profissional, com equilíbrio, segurança, responsabilidade e respeito.
Nessa perspectiva, com a proposta de promover a educação continuada e qualificar profissionais para que sejam capazes de desenvolver ações integradas visando a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos presentes no ambiente de trabalho, a rede Soebras, em parceria com Acaso, empresa de assessoria e capacitação em segurança e saúde ocupacional, promove, a partir do próximo mês de novembro, os cursos de pós-graduação lato sensu em Enfermagem do Trabalho (480 horas incluindo visita técnica); especialização em nível técnico em Enfermagem do Trabalho (320 horas); extensão para graduação de Enfermagem a partir do 4º período (40 horas) e extensão para graduação em diversas áreas (mínimo de 20 horas).
De acordo com a enfermeira, graduada em pedagogia e enfermagem do trabalho, especialista em obstetrícia e cardiologia (em andamento), Wilhma Alves Castro, a Acaso foi criada com a finalidade de desenvolver junto às empresas ações voltadas à segurança e saúde do trabalhador.
- Temos uma equipe interdisciplinar formada por profissionais especializados, com técnicos, advogados, enfermeiros, médicos, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, engenheiros de segurança do trabalho, entre outros, e todos participam da estruturação dos cursos, de forma que os alunos sejam qualificados em áreas especificas – explica Wilhma.
A enfermeira, especialista em enfermagem do trabalho e também cursando cardiologia, Raquel Campos de Paula, diz que o trabalho da Acaso foca a prevenção de acidentes e a promoção da saúde do trabalhador, interligando com fatores pessoais, coletivos e agravantes existentes no processo de trabalho.
- Nossa proposta é capacitar os trabalhadores em áreas específicas e proporcionar conhecimento em saúde e segurança ocupacional, através de cursos, palestras e treinamentos; desenvolver programas seqüenciais, como ginástica laboral, humanização, prevenção auditiva, entre outros; campanhas de prevenção; além de prestar consultoria e assessoria a empresas, oferecendo suporte quanto a questões técnicas e legais, adequando a empresa às exigências das normas regulamentadoras e legislação vigente e elaboração de documentos, como PCMCO, PPRA e Laudos Técnicos - completa a enfermeira.
INSCRIÇÕES
As inscrições para os cursos estão abertas até o final do mês de outubro e podem ser feitas na diretoria de pós-graduação da Soebras, no Campus São Luis, à rua Lírio Brant, 787, bairro Melo, em Montes Claros. As aulas começam no início de novembro. Outras informações pelos telefones: (38) 2101-9481 e 3221-7021, e, ainda, na página eletrônica da acaso: www.acaso-moc.com.
