Educação, cidadania e inclusão social: Congresso reúne professores da Rede Municipal de Ensino de Montes Claros

Jornal O Norte
Publicado em 13/02/2007 às 11:09.Atualizado em 15/11/2021 às 07:57.

Congresso reúne professores da Rede Municipal de Ensino de Montes Claros. A abertura, que aconteceu na última segunda-feira, contou com a presença de mais de 1.200 pessoas. Até sexta-feira, 16, estão programadas dezenas de palestras e oficinas voltadas para o Ensino Fundamental e Educação Infantil



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



Mais de mil e duzentas pessoas compareceram à abertura do I Congresso da Rede Municipal de Ensino de Montes Claros, que aconteceu na manhã da última segunda-feira, 12, no Automóvel Clube de Montes Claros.



Com o tema Educação, Cidadania e Inclusão Social, o Congresso reúne cerca de dois mil professores, supervisores e diretores de escolas municipais que, de 12 a 16 de fevereiro, debatem conhecimentos, saberes e perspectivas das práticas pedagógicas, através de palestra e oficinas, com objetivo de preparar os profissionais da educação para uma melhor atuação da rede municipal de ensino.De acordo com a secretária municipal de Educação, Dagmá Brandão Silva, o Congresso vai abrir uma oportunidade de discussão cujos resultados serão aplicados ao longo do ano e, também, irá auxiliar na formação dos professores que atuam na RME.



- Se propiciamos uma boa formação aos nossos professores poderemos oferecer um ensino de melhor qualidade, além disso, todos os envolvidos na educação pública terão uma oportunidade de aprender a lidar melhor com as diferenças e a inclusão social – salienta a secretária.



A cerimônia de abertura contou com a presença de várias autoridades, e apresentação artística do grupo Educação pelo Tambor, de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, um projeto de arte-educação que promove oficinas de construção de instrumentos musicais com materiais alternativos, aprendizagem de ritmos, dança e canto.  Na seqüência, a professora Benilda Brito, da PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais apresentou conferência sobre Educação e Diversidade nas travessias da inclusão.



Até sexta-feira, estão previstas uma série de palestras e debates com diversos temas como Políticas Educacionais para o município de Montes Claros; Gestão Escolar; Construção do Projeto Político Pedagógico; Diálogo entre Educação; Rede e Defesa Social; Relações Étnico-raciais; Questão Racial na Escola; o Gestor Educacional do Século XXI, Prática Docente. Inclusão da Cultura Juvenil no Dia-a-dia da Escola; Inclusão Escolar; entre outros. As palestras voltadas para o Ensino Fundamental acontecem no Automóvel Clube, sempre das 8h às 12h; e as do Ensino Infantil, na Fundação Educacional de Montes Claros (Escola Técnica), das 8h às 12h.



Haverá, ainda, palestras destinadas aos gestores da educação - diretores e vice-diretores das Unidades Municipais de Ensino – de 8h às 12h e 14h às 18h, no Centro Cultural Hermes de Paula, na Praça Doutor Chaves.



OFICINAS



Além das palestras, durante os cinco dias também acontecem diversas oficinas com temas como Literatura Afro; Da Leitura à Escrita; Iniciação Esportiva; Educação pelo Tambor; Diversão e Arte em Harmonia; Escola e Comunidade; Matemática. Com; Libras. Informática; Educação Ambiental; Ensino da Literatura na Educação Básica; Instrumentos de Alfabetização; Teatro, Cantigas e Brincadeiras; Música; Expressão Corporal, Entre outros.



As oficinas voltadas para o Ensino Fundamental acontecem das 14 às 18h, no Centro de Atenção Integral à Criança e a Adolescente (CAIC) Antônio Alves dos Santos, no bairro Maracanã.  As do Ensino Infantil serão no CAIC Américo Souto, bairro Renascença, das 14h às 18h.



EXPRESSÃO CORPORAL



· Professor de Arte-Educação, Monitor de Dança de Salão e Danças Folclóricas do curso de Educação Física da Funorte e participante ativo de projetos sociais desenvolvidos por diferentes grupos e entidades de Montes Claros que envolvem, principalmente, pessoas com necessidades especiais, crianças em situação de risco social e adultos na terceira idade, Luciano de Jesus ministra a oficina  Expressão Corporal no Caic Antônio Alves dos Santos, no Maracanã, de 14h às 18h, dentro da programação do Congresso, one fala sobre a importância da relação onde entre o homem e a natureza, além do ritmo, que é a linguagem universal da música.



EDUCAÇÃO PELO TAMBOR






(foto: Wilson Medeiros)



· O grupo Educação pelo Tambor, de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, ministra oficina de Arte-Educação, com construção de instrumentos musicais com materiais alternativos, aprendizagem de ritmos, dança e canto.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por