Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Estão abertas até o próximo dia 10 de outubro, as inscrições para os Exames de Supletivo da Educação Básica - Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e Ensino Médio (antigo 2º grau), que acontecem nos dias 15 e 16 de dezembro de 2007.
Realizado pela superintendência regional de Montes Claros, o processo acontece na cidade desde 1972, recebendo centenas de candidatos a cada ano.
Para participar do processo, conforme Edital nº 02/2007, os candidatos deverão comprovar a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos Ensino Médio, completos no dia da inscrição. De acordo com o Edital, o candidato que não comprovar essas condições será automaticamente eliminado dos exames.
Neste ano, os interessados deverão se inscrever via Internet, pelo endereço eletrônico www.educacao.mg.gov.br/supletivo até o dia 10, com opção para pagamento da inscrição até o dia 11 de outubro deste ano. A taxa de inscrição é de R$ 6,00 por disciplina, e pode ser paga na agencias bancárias e pelos Correios.
Para os candidatos que não possuem acesso à Internet, a SRE-MOC disponibilizou o Núcleo Tecnológico Educacional (Divisão de Capacitação de Recursos Humanos, situado à rua Dona Marucas Avelar, nº 55, Vila Santa Maria) para que efetuem a inscrição on-line e impressão do boleto de pagamento.
Para os candidatos que estão desempregados ou que estão trabalhando sem carteira assinada, o governo oferece a oportunidade de fazer as provas gratuitamente. Basta apresentar os documentos no posto de atendimento do SINE – Sistema Nacional do Emprego para realizar sua inscrição. Em Montes Claros, o Sine funciona na Avenida Armênio Veloso, 106, Centro (ao lado da Praça de Esportes).
Os candidatos em regime prisional e de internato por medida sócio-educativa poderão realizar suas inscrições em postos determinados pela secretaria de Estado de Educação e Minas Gerais.
Caso haja alguma incorreção dos dados ao preencher o formulário de inscrição, o candidato poderá fazer as alterações até o dia 03 de novembro pelo e-mail supletivomg@caed.ufjf.br, solicitando seu cartão de inscrição definitivo.
QUALIDADE DE VIDA
Segundo a analista educacional da superintendência de Montes Claros, Rosita Mendes Freitas o processo tem uma importante função social e representa uma alternativa de melhoria de qualidade de vida.
- Em Montes Claros o Supletivo tem dado bons resultados. Apesar da inadimplência – cerca de 40% dos inscritos não comparecem na hora das provas – o Supletivo tem sido uma ótima oportunidade para jovens e adultos adquirirem uma certificação e se inserirem no mercado de trabalho em pé de igualdade - diz a analista, que atribui a inadimplência à falta de informação e de recursos financeiros para pagar as provas.
- O governo oferece aos candidatos que não estão trabalhando com carteira assinada a oportunidade de fazer as provas gratuitamente, cobrando apenas dos candidatos que estão registrados, mesmo assim, talvez por falta de informação, muitos deixam de se inscrever ou de comparecer às provas - completa.
Rosita diz que a maioria dos alunos inscritos no Supletivo detém um bom nível de conhecimento teórico, além de uma leitura de mundo que facilita a aprendizagem.
- O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e é importante que as pessoas se habilitem. É bem perceptível a facilidade que os alunos do Supletivo têm em aprender os novos conteúdos e, normalmente, são aprovados nos exames, concluindo as duas etapas rapidamente - diz a analista.
PROVAS
Em Montes Claros, as provas serão aplicadas na escola estadual Professor Plínio Ribeiro - Escola Normal -, credenciada e responsável pela expedição de documentos e diplomas dos Supletivos na jurisdição da SRE-MOC, nos dias 15 e 16 de dezembro, de 8h às 20h. O conteúdo será constituído das disciplinas elementares dos dois níveis ensino, como Língua Portuguesa/Redação, Matemática, História, Geografia, Biologia/Ciências, Química, Física e Língua Estrangeira.
As obras literárias indicadas para o Ensino Fundamental são: Na cor da pele (Júlio Emílio Braz); A nudez da verdade (Fernando Sabino); e Iracema (José de Alencar). Pa o Ensino Médio serão adotadas: Dia de São Nunca à Tarde (Roberto Drummond); A mão e a luva (Machado de Assis) e O quinze (Rachel de Queiroz).
A divulgação dos gabaritos será feita no mesmo dia de realização das provas e a entrega do resultado está prevista para o dia 26 de janeiro de 2008.
Outras informações na SRE-MOC, pelos telefones (38) 3212-2191/3212-2806/3212-2990, ou no endereço, Avenida Mestra Fininha, 1642 – Bairro São Luiz, Montes Claros (MG).