Durante a pandemia, nutricionistas auxiliam na alimentação de qualidade para manter a saúde em dia

Adriana Queiroz
O NORTE
19/08/2020 às 07:24.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:19
 (Divulgação)

(Divulgação)

Alimentar com segurança, e bem, é um dos desafios nesse período de isolamento social. O cuidado com a higiene deve estar aliado a uma alimentação saudável, fator fundamental para manter a imunidade fortalecida. Em função de todas estas questões, o mercado para o profissional da nutrição anda aquecido, principalmente porque o atendimento on-line está autorizado pelo Conselho Federal de Nutrição.

Antes da pandemia, a nutricionista Kássia Héllen Vieira, de 25 anos, atuava na Casa Amor Idade e também realizava atendimentos domiciliares. Com a liberação do Conselho de Nutrição para a prática de serviços on-line, viu a demanda aumentar e decidiu realizar atendimentos nutricionais nesse formato, visando a segurança dela e do cliente.

Para a profissional, neste período de tantas incertezas, o atendimento remoto tem sido um grande aliado, tanto para os nutricionistas quanto para os clientes. 

“O modelo de atendimento on-line segue o mesmo roteiro do atendimento presencial. São colhidos dados sobre o estilo de vida, rotina diária, hábitos alimentares, avaliação bioquímica e de sinais e sintomas, por exemplo. Somente a avaliação antropométrica não pode ser realizada nesse formato. No entanto, isso reforça que nem sempre o peso da balança irá definir o seu estado nutricional”, conta. 

Atualmente, Kássia, que se formou pela Funorte em 2016, se divide entre os atendimentos e as aulas no curso de Nutrição, já que após a defesa do mestrado, em 2018, decidiu voltar para “casa” e agora faz parte do corpo docente do curso de Nutrição da Fasi/Funorte. A oportunidade de ensinar tem sido, para ela, um dos aspectos mais gratificantes da profissão.

“É um estímulo para buscar sempre evoluir, aprimorar meus conhecimentos e buscar me atualizar sempre. Ensinar me proporciona um enorme aprendizado. É muito importante mostrar que a nutrição vai muito além do contar calorias e indicar/orientar hábitos de vida saudáveis. Engloba vários aspectos, como os culturais, emocionais, afetivo. A nutrição não se limita ao nutriente em si, e é isso que quero passar para os meus clientes e, principalmente, meus alunos”, ressalta.

O CURSO
Em Montes Claros, o curso de Nutrição da Funorte forma profissionais aptos a melhorar o estado nutricional das pessoas através da alimentação, proporcionando o trabalho tanto com o paciente enfermos, saudáveis ou em processo de hipertrofia. 

Durante a graduação, o acadêmico tem experiência em trabalhar na terapia intensiva. No oitavo período, realiza estágio clínico no ambiente ambulatorial e no CTI, o que contribui para a carreira, além de contar com professores capacitados e uma estrutura moderna no hospital-escola.
 
PRÁTICA
Aliar teoria e prática durante o curso é fundamental na avaliação de Éryka Jovânia Pereira, nutricionista formada em 2010 e coordenadora do curso de Nutrição da Fasi/Funorte. Ela é também responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira e acredita que a nutrição é forte aliada de quem quer ter uma vida saudável e boa imunidade.

“A faculdade de Nutrição prepara o profissional para promover a saúde através da alimentação e atuar em áreas como nutrição clínica, saúde coletiva, nutrição esportiva e indústria alimentícia, dentre outras”, afirma.

Prepare uma conserva de legumes
Para se alimentar bem, evitar desperdícios e barrar a Covid-19, a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Fasi/Funorte, Éryka Jovânia Pereira, dá dicas de conservação dos produtos.

“A forma de armazenamento das hortaliças, como batata, chuchu, brócolis, couve–flor, cenoura, dentre outras, é um dos fatores que compromete o tempo de durabilidade desses produtos. Para evitar o desperdício, a conserva de hortaliças acidificada é uma excelente alternativa. Além de saborosa, pode ser utilizada como uma fonte de renda”, explica.

Segue a receita para quem quiser fazer em casa:

- Material

  • Pote de vidro com tampa metálica
  • Sanitizante (solução clorada)
  • Hortaliças: cenoura, couve-flor, pimentões, batata, cebola
  • Vinagre branco (vinagre de álcool)
  • Sal
  • Açúcar
  • Condimentos: cravo, folha de louro

 
- Modo de preparo:

  • Pote de vidro deve ser higienizado: sem a tampa, deve ser imerso em vasilha com água fervente por 20 minutos.
  • Dica: colocar um pano no fundo da panela para evitar de o pote bater e trincar
  • Tampas em solução clorada por 15 minutos. Retire o excesso de cloro em água corrente.
  • Após a higienização coloque os potes em local seguro e limpo.
  • Selecione as hortaliças de boa qualidade. Lave em água corrente para retirar a sujidade, depois prepare a solução clorada, deixe armazenada por 15 minutos, depois lave em água corrente para retirar o excesso de cloro.
  • Após a sanitização, as hortaliças devem ser descascadas, raspada ou picadas em pedaços menores.
  • Branqueamento: Essa etapa tem como objetivo principal a inativação de enzimas, além de fixar a cor, remover gases do tecido vegetal e reduzir a carga microbiana restante. Consiste na imersão das hortaliças em água fervente por um tempo pré-estabelecido: cenoura, batata - 5 minutos; couve-flor e pimentão - 3 minutos

Preparo de um 1 litro do caldo: 

  • 35g de sal
  • 15g de açúcar
  • 4 folhas de louro
  • 5 unidades de cravo
  • 350 ml de vinagre
  • 650 ml de água
  • Aqueça a água até a fervura, adicione o sal, folha de louro, açúcar, cravo e deixe ferver por dois minutos. Desligue e adicione o vinagre.

Acondicionamento:

  • Adicione as hortaliças nos potes (deixe um espaço de 1cm da tampa)
  • Adicione o caldo até 1cm abaixo da borda do pote
  • Pode colocar as folhas de louro, cravo, até cobrir todas as hortaliças
  • Pode ser armazenado por 6 meses em temperatura ambiente
  • Deve ser consumido após sete dias do preparo para que as hortaliças absorvam o sabor do caldo


Campo de atuação

A coordenadora do curso de Nutrição da Fasi/Funorte, Éryka Jovânia Pereira, ressalta que o profissional tem amplo campo de atuação: ambulatorial (atendimento clínico), merenda escolar, academia, Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), Banco de Leite Humano, Serviço de Nutrição e Dietética, docência, terapia intensiva, fábrica de alimentos, restaurante comercial, clínica de estética, representação de dieta enteral, processo de licitação de merenda escolar e dietas hospitalares, resort e hotéis. 


Para ingressar no curso de Nutrição, basta fazer o vestibular on-line, que pode ser acessado em www.funorte.edu.br, ou utilizara nota do Enem. A Funorte tem parceria com o Banco do Nordeste para o Novo Fies, que está mais acessível, e ainda oferece a possibilidade de descontos nas mensalidades, que variam de 30% a 70%.
Informações: 

(38) 9828-8549; (38) 2101-9292 ou 98826-8821 e (38) 9828-8549.

Instagram: @funorteoficial

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por