Da Ascom/Unimontes
O garçom Adão Simões, há anos, acalentou um desejo que parecia difícil de concretizar: publicar um livro infantil. O sonho virou realidade. Nesta quinta-feira (6), às 19h30, na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, acontecerá o lançamento do livro “Borboleta Daltônica”, de sua autoria.
O autor conseguiu a publicação graças à ajuda da Universidade Estadual de Montes Claros, viabilizada por intermédio da Editora Unimontes. Tudo começou com uma reportagem exibida em abril deste ano, pela InterTV Grande Minas, afiliada da Rede Globo, que mostrou a vocação do garçom para a literatura e, ao mesmo tempo, as dificuldades enfrentadas por ele para editar um livro.
Adão Simões recebendo o livro do reitor, Paulo César Almeida
(foto: DIVULGAÇÃO)
Ao tomar conhecimento do talento literário e dos problemas de Adão Simões, o reitor da universidade, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, decidiu ajudá-lo por intermédio da Editora Unimontes. O garçom se reuniu com o reitor e com a direção da editora, ficando acertada a publicação. Autor de 14 obras infantis, todas ilustradas por ele, o garçom escolheu a história da “Borboleta Daltônica” para o seu primeiro livro, encaminhando o material para a editora.
O professor Paulo César de Almeida destaca que, ao contribuir com o escritor Adão Simões e viabilizar a publicação de seu livro, a Editora Unimontes cumpre um dos seus principais objetivos. “Não se trata de um favor, mas sim de uma obrigação. A Editora da Universidade tem a missão de promover o resgate da cultura regional e de incentivar o trabalho de novos escritores. Desta forma, além de realizar sonhos, estamos contribuindo para a descoberta de novos talentos”, afirmou o reitor, ressaltando o esforço e a perseverança de Adão Simões.
O garçom, por sua vez, lembra que sempre batalhou muito para escrever suas estórias. “Acredito que, se não fosse pela Editora Unimontes, nunca teria essa chance de ver a publicação de um livro meu”, disse Adão.
