No último domingo, 02/12, cerca de 200 alunos do projeto Educação Popular participaram de uma série de atividades, como reforço das aulas regulares dos cursos de preparação para vestibulares e concursos. O encontro aconteceu no campus Funorte Amazonas durante todo dia.
Pela manhã, os estudantes participaram de aulas de redação, com sugestões de temas relacionados a obras literárias e ao contexto histórico, com participação dos professores Ana Carla e Eduardo. Também tiveram dinâmicas de português e geografia.
À tarde, atividades artísticas e lúdicas, como música ao vivo apresentada pelos próprios alunos, promoveram a integração do grupo, que ficou mais disposto para participar das últimas atividades pedagógicas do encontro.
Os professores falaram sobre livros e seus personagens utilizando a música, e deram dicas de História do Brasil, História Geral, Geografia Física, Geografia Humana e Geopolítica.
Ao final, todos participaram de um relaxamento e confraternização.
Realizado pela Soebras, o projeto conta atualmente com cerca de 1300 alunos matriculados e, segundo o coordenador Everaldo Ramos de Oliveira uma das preocupações é, não só promover o acesso à educação, mas, principalmente a forma como esse conhecimento é produzido.
- Sempre buscamos aliar elementos que facilitem a apreensão do conhecimento, utilizando música, dinâmicas, e atividades interativas e lúdicas, de forma que os estudantes se envolvam com o curso com responsabilidade, mas, também, com prazer – explica o professor.
Everaldo diz que, além das aulas, o Educação Popular reúne, periodicamente, os alunos em plantões que oportunizam o acesso ao conhecimento de maneira lúdica e inclusiva.
Os interessados em participar do projeto, como aluno ou voluntário, podem se inscrever no Campus Funorte Amazonas. Outras informações pelo telefone (38) 3223-2288 /9194-5399 ou no endereço eletrônico: www.soebras.com.br (J.A)
