Direito da Funorte facilita entrada em concursos públicos

Jornal O Norte
Publicado em 15/02/2007 às 12:35.Atualizado em 15/11/2021 às 07:58.

Disciplina apresenta questões de concursos para acadêmicos se prepararem com antecedência



Larissa Teixeira


Ascom/Soebras



Curso de Direito da Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas, instituição da rede Soebras, desde o 1º período vem aplicando, em salas de aula, resoluções de exercícios de concursos públicos. Isso se deve à disciplina ‘Resoluções de Questões’, que, embora seja optativa, tem despertado interesse na classe discente



Por iniciativa de Dra. Tânia Raquel de Queiroz Muniz, diretora da Funorte, a disciplina é um dos diferenciais do curso da rede Soebras. As aulas acontecem às segundas e terças-feiras, em dois turnos: matutino e noturno, sendo ministradas pelo prof. Fabiano Pereira.



A diretora da Funorte, Dra. Raquel Muniz diz que a disciplina voltada para concursos é o grande diferencial do curso de Direito da instituição


(foto: Wilson Medeiros)



A matéria aplica questões direcionadas para processos seletivos do setor jurídico (Ministério Público, Magistratura, Procuradorias, TRE´s, TRF´s, etc). “Os exercícios enfatizados servem para os concursos em geral, pois a maioria aborda temas relacionados ao setor jurídico”, ressalta o professor. Além das 3.800 horas previstas na grade curricular, o curso de Direito da Soebras também oferece aulas-extras de resolução de questões de português e redação, com a professora Flávia Durães. O encontro é realizado uma vez por semana. Essas aulas gratuitas objetivam preparar o aluno desde cedo para os concursos públicos e prova da OAB.



“O diferencial do nosso curso é formar um profissional completo, não somente para atuar como bacharel, mas, também prepará-lo para exercer um cargo público”, enfatiza Dra. Raquel Muniz, afirmando que é preciso incentivar o acadêmico nessa área pois, hoje, tem sobrado vagas para juízes, promotores e cargos afins pela falta de preparação da classe discente aos concursos.



DIFERENCIAL



As perguntas são repassadas aos acadêmicos que as resolvem em casa. Na sala de aula, as questões são respondidas minuciosamente, objetivando-se o esclarecimento de todas as dúvidas pertinentes ao tema proposto.



Poliana Batista, que faz o 3º período pretende, futuramente, garantir sua vaga no serviço público. Atenta às aulas, a acadêmica fala da necessidade de resolver questões de concursos e se preparar com antecedência. “Resolver as provas é ter contato direto com o que é cobrado em concursos, por isso, procuro dedicar-me, a fim de alcançar a tão sonhada estabilidade profissional”, declara a estudante. É também dentro dessa perspectiva que o acadêmico Maximilliano Ângelo, do 3º período, considera importante participar desta disciplina. “Eu não perco as aulas, porque elas me mostram a linha que devo seguir”.



De acordo com o docente, essa prática é interessante porque existem bancas examinadoras que repetem questões e, que ainda, colocam dados semelhantes de provas anteriores. “Isso certamente facilita bastante”, afirma o prof. Fabiano, dizendo que “mágica não existe, mas a prática é um facilitador para que o candidato se sinta mais preparado e seguro, principalmente quanto às chamadas pegadinhas, ou seja, questões que têm o propósito de confundir ainda mais os candidatos”.



A estrutura, a classe docente e as atividades promovidas pela faculdade estão fundamentadas dentro de um projeto pedagógico consistente e, sobretudo, real.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por