Dia das Crianças também é dia de conscientização

Jornal O Norte
Publicado em 10/10/2008 às 11:03.Atualizado em 15/11/2021 às 07:46.

Paula Machado


Repórter



Várias escolas da cidade aproveitam a proximidade do Dia das crianças, data também usada como ferramenta de lucro pelo comércio, com um objetivo maior: promover a infância.



Pensando nisso, a escola estadual Gonçalves Chaves elabora momentos de recreação para os alunos durante três dias de festa, com o encerramento previsto para hoje, dia10.






A diversão ficou por conta dos brinquedos que animam


a festa na escola
(foto: PAULA MACHADO



De acordo com a diretora da escola, Jaqueline Rodrigues Ruas, toda criança tem direito ao lazer e à educação, e a escola deve ter essa preocupação.



- É muito importante desenvolver esse trabalho com as crianças. Elas estão desenvolvendo atividades voltadas para a pintura, brincando de pula-pula, de touro mecânico, fazem tatuagem, praticam natação e esportes. Todas essas atividades desenvolvem habilidades artísticas e de coordenação motora – explica Jaqueline.



Segundo ela, são atividades que ajudam a colocar a mente e o corpo para funcionar. Como Jaqueline afirma, esse momento de lazer permite aos alunos exercitarem as atividades aprendidas dentro e fora de sala.



FELICIDADE



Os estudantes aprovam as brincadeiras. O aluno Pedro Machado de Fátima, de 7 anos, da 2ª série, diz estar muito feliz com a comemoração do seu dia pela escola.



- Estou gostando muito de participar da comemoração que a escola está fazendo. Aprendemos muito em sala com os professores. Estou me divertindo muito com as brincadeiras – diz Pedro.



INFÂNCIA NÃO ESTÁ A VENDA



O dia das crianças, como demais datas comemorativas, tornou-se uma data comercial, perdeu sua representatividade e virou apenas um dia de compras de produtos, uma característica mais freqüente da sociedade.



Para Jaqueline, não são somente os presentes materiais que fazem a alegria da criançada. Momentos de brincadeira, descontração e lazer são bem-vindos na vida dessas crianças.



- Por esse motivo a nossa escola se preocupa com os alunos. Fizemos questão de elaborar momentos de recreação, como este, para a criança enxergar que pode se divertir sem brinquedos caros. Hoje mesmo uma aluna me agradeceu pelos dias que a escola está oferecendo.



A diretora afirma também que a solução para evitar que a data seja meramente comercial é mostrar às crianças novas maneiras de se divertirem, freqüentando mais os parques, os clubes, aproveitando melhor o espaço que a natureza nos dá. Evitar o consumismo exagerado é fundamental.



REFLEXÃO



Jaqueline alerta que o dia das crianças não deve ser somente de brincadeiras, mas também usado para conscientização. É necessário conscientizar os alunos sobre a exploração sexual (de crianças e adolescentes), trabalhar mais princípios como atividades que digam não à violência. Segundo ela, também é papel da escola ajudar na proteção e no acompanhamento do aluno.



- Na escola procuramos sempre conscientizar nossos alunos, ensiná-los a terem mais respeito pelos outros, a se socializarem melhor. Acredito que quando eles são educados em um ambiente com amor e amizade, com respeito, não existe espaço para a violência, seja ela de qualquer tipo – diz Jaqueline.



- Aprendemos lições de vida importantes na escola com os professores e a diretora. Eles conseguem nos ensinar de forma interessante o verdadeiro sentido da vida, nos ensinam a ser cidadãos de bem, respeitando a sociedade em que vivemos e os problemas que ela tem – ressalta Igor Machado de Fátima, 11 anos, 4ª série.



As atividades ocorrem durante a manhã inteira na escola.



COMO SURGIU O DIA DA CRIANÇA



O Dia das Crianças no Brasil foi criado por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.



Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.



Mas, somente em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a Semana do Bebê Robusto e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. Deu certo. Desde então o Dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.



Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.



A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.



EM OUTROS PAÍSES



Alguns países comemoram o Dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e em



Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem.



DIA UNIVERSAL DA CRIANÇA



Muitos países comemoram o Dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças. Nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, a declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento. (Fonte: Portal da Família)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por