Ascom Unimontes
O índice de abstenção registrado durante o 2º processo seletivo/2008 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), cujas provas foram realizadas domingo, 15, foi de 4,51%.
Dos 6.483 inscritos, somente 293 deixaram de comparecer para fazer os exames. O índice de desistência foi inferior ao do 1º processo seletivo deste ano (5,87%), aplicado em dezembro último.
A Cotec não registrou qualquer incidente durante
a realização das provas no domingo
(foto: LEONARDO FRANÇA)
No concurso, a Unimontes ofereceu 587 vagas em 26 cursos de graduação. Os exames foram ministrados em Montes Claros (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro), em Belo Horizonte e nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí, além do núcleo de Joaíma. Pela manhã, as provas foram aplicadas para os candidatos aos cursos do grupo 1 (2.575 inscritos e 99 ausentes) e à tarde, para os do Grupo 2 (3.908 candidatos e 194 ausentes).
De acordo com a Comissão Técnica de Concursos (Cotec), responsável pela operacionalização do concurso, não foi registrada nenhuma ocorrência. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 18 de julho.
De acordo com a Cotec, até o dia 11 de julho, serão anunciados os pontos mínimos e máximos das provas fechadas (núcleo comum).
REDAÇÃO
Para os candidatos do Grupo 1, na prova de redação (valendo o total de 20 pontos) foi apresentado o texto “Pérolas, Porcos e Patelas”, de Bia Abramo, publicado no jornal “Folha de São Paulo”. Através do texto, os estudantes deveriam dissertar sobre o tema “o poder transformador do conhecimento”.
Foi apresentado para os candidatos do grupo 2 um outro texto publicado pela “Folha de São Paulo”, intitulado “Lembrança e Aquecimento”, de Dulce Critelli. Com base no artigo, os candidatos comentaram sobre “a importância da História na evolução da humanidade”.
