Cerca de 40 crianças, estudantes da fase III do Ensino Fundamental da escola municipal Doutor Joaquim Costa, da fazenda Lagoinha, zona rural de Montes Claros, acompanhados de professoras e supervisora visitaram, na tarde desta terça-feira, a redação do jornal O Norte.
A professora Maria José Maia explica que a escola vem desenvolvendo o projeto Arco-íris, com o tema Descobrindo a multiplicidade e os significados da leitura e da escrita, com objetivo de despertar nas crianças o interesse para o mundo das letras.
- Durante o projeto estamos trabalhando as várias possibilidades da literatura, como o prazer lúdico da leitura de Monteiro Lobato, o sentimentalismo de Cecília Meireles e outros poetas e, também, a leitura da realidade através da análise crítica dos fatos vividos e dos textos jornalísticos, que formam opiniões e transformam as atitudes do leitor – explica a professora.
A visita, segundo a professora, foi para mostrar aos alunos como se dá a produção de um jornal e entender como se constrói um texto opinativo.
Os alunos ouviram atentos e curiosos as explicações e tiraram suas dúvidas, mostrando-se encantados com o processo de impressão do jornal.
- Além de entender um pouco mais sobre o texto jornalístico, publicidade e o processo de impressão, a visita é importante para ampliar a leitura de mundo das crianças, que vivem distante dos centros urbanos, e pouco conhecem os recursos tecnológicos utilizados para a produção de informação escrita. A experiência contribuirá para o despertar das crianças pela leitura em outros veículos, além dos livros e revistas – completa a professora.
De acordo com a professora, o projeto Arco-íris visa sensibilizar o aluno para a leitura além texto, interpretando os pormenores e realizando interferências; conscientizar sobre a necessidade da prática eficaz da leitura e da escrita na vida cotidiana e aprimorar através da sistematização de regras, hábitos e atitudes.
Para a modalidade leitura da realidade, além da visita à redação do jornal O NORTE, os alunos também estão selecionando jornais, reconstituíndo textos jornalísticos, anúncios e propagandas e produzindo jornal em classe. Ao final do projeto será realizada uma exposição dos trabalhos produzidos pelos estudantes. (J.A.)
