O grupo, integrado por mais de 30 pesquisadores em comunicação de várias instituições brasileiras, entre elas a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), embarcaram na última sexta, 6 de julho, para uma viagem de 14 dias à China
A convite da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), a Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação reuniu uma delegação com mais de 30 professores universitários da área de comunicação para uma viagem à China.
Segundo o presidente da Intercom e chefe da delegação, o professor José Marques de Melo, a viagem será uma oportunidade para conhecer o país que vem se projetando como uma potência também na área educacional.
- Vamos buscar parceiros que possam, no médio prazo, desenvolver projetos de cooperação e aquisição de conhecimentos mútuos na troca de experiências no âmbito educacional e cultural, em atividades como intercâmbio de ensino, pesquisa e extensão entre os dois países - explica Marques.
ENCONTROS
O roteiro da delegação inclui as cidades de Beijing, Shanghai, Shenzhen, Hong Kong e Macau, onde o grupo visitará universidades, organizações de mídia, pólos industriais, centros de cultura, monumentos históricos, museus, galerias e centros comerciais.
Em Shanghai, após encontro com diretores, professores e alunos da Universidade do Distrito de Fudan, o grupo almoça e visita as instalações da universidade. Ainda nesse dia, a delegação se encontra com jornalistas locais.
Em Shenzen, o grupo será recepcionado por diretores e professores da Universidade de Shenzhen.
Já em Macau, no dia 18 o grupo receberá o apoio e visitará a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-China de Macau, que será representada por Porfírio Azevedo Gomes, e o Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, representado pela sua coordenadora, Rita Santos.
Ainda no mesmo dia, a delegação visitará o Instituto Politécnico de Macau e a Universidade de Macau. Por último, visitará o Instituto Inter-Universitário de Macau.
No sábado (21), os pesquisadores deixarão o território chinês, dividindo-se em dois grupos. Um segue para a África do Sul e o outro toma o destino de São Paulo.
A delegação representa as universidades: Universidade de São Paulo (USP); Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Metodista de São Paulo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); Universidade de Brasília (UNB); Universidade de Caxias do Sul (UCS); Centro Universitário de Maringá (Ceumar); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo; Escola Superior de Propaganda e Marketing em São Paulo (ESPM).