Decoração na visão de estudantes

Jornal O Norte
Publicado em 07/11/2008 às 10:53.Atualizado em 15/11/2021 às 07:49.

Paula Machado


Repórter



Termina hoje, dia 7 de novembro, a exposição do curso técnico de Decoração do conservatório Lorenzo Fernandes no Centro Cultural Hermes de Paula, na galeria Godofredo Guedes. Os materiais produzidos pelos 1º, 2º e 3º anos do curso conquistaram a atenção da população.



Segundo a professora e coordenadora do curso de Decoração Andréia Gomes Cardoso, essa exposição é fruto de projetos desenvolvidos ao longo do ano com os alunos. Eles escolhem um determinado tema para trabalhar, um ambiente para elaborar e começam a trabalhar no projeto.





Ela conta que desta vez os alunos do curso, cerca de 35 estudantes, escolheram elaborar ambientes de quartos.



- Mas antes de começar a trabalhar em um projeto, nossos alunos aprendem primeiro a pesquisar sobre o assunto ou tema que vão elaborar. Pesquisa sobre o cliente, sobre o que ele gosta, sobre os exercícios que gosta de praticar e após isso começa a criar – explica Andréia.



Os alunos confeccionam as peças como os tapetes, as caixas recicladas, e os móveis são cedidos por algumas lojas da cidade, e que mesmo assim os alunos participam inteiramente da escolha dos mesmos, sua ambientação no projeto e o modelo de cada um.



- Eles aprendem todo um desenvolvimento teórico para depois colocarem em prática. Pesquisam sobre as cores, sobre a harmonia, a ambientação dos móveis, enfim, tudo dentro das possibilidades que eles possuem – afirma.



Como ela revela, são escolhidos alguns trabalhos de todas as turmas para serem expostos, os trabalhos mais interessantes são escolhidos.



- É feita uma seleção dos inúmeros trabalhos que são realizados pelos alunos do curso, mesmo porque sem essa seleção não iriam caber todos os trabalhos na galeria – diz ela.



TRABALHOS



Andréia explica que além da escolha de temas para decoração, existem ainda atividades como os trabalhos feitos em artesanato, tapeçaria e desenhos que são divididos em desenhos técnicos, artísticos, com perspectiva, desenhos geométricos, pinturas, trabalhos em trama, plantas baixas, enfim toda uma diversidade de segmentos.



- A pintura também desenvolve toda uma temática. Trabalhamos com a história da arte. São aulas que servem para o aluno aprender e registrar as informações oferecidas para que depois possam obter sucesso futuramente – frisa.



Ela garante que com o decorrer do tempo, os alunos começaram a enxergar seu potencial, a reconhecerem que são bons no que fazem, e que o desempenho e o crescimento deles são significativos.



- Os Alunos desenvolveram esculturas com arames, com a temática de circo, ferro reciclado com a temática de animais, com vidros moldados em alto calor, entre várias outras modalidades – explica Andréia.



Esse curso não conquista somente a população com as obras de artes expostas, mas conquista também aos alunos que podem ganhar.



A aluna Maria Ângela conta como sua vida melhorou.



- Com esse curso de Decoração que estou fazendo, já aprendi muita coisa, muitas maneiras de se fazer arte e já faço minhas obras, e já vendi algumas. É um trabalho muito gostoso de fazer, ao mesmo tempo a gente se diverte e serve como uma terapia e um negócio para ganhar um dinheirinho extra – revela Maria Ângela.



MERCADO DE TRABALHO



Com o curso os alunos podem trabalhar a parte informal e a formal, pois é uma das vantagens do curso, dar suporte ao aluno no mercado.



Andréia cita as várias formas de trabalho que o aluno pode trabalhar após o término do curso.



- O aluno pode trabalhar em uma indústria, numa loja de gessos, porque ele tem o conhecimento em uma planta de rebaixamento, iluminação; auxiliando um arquiteto ou um engenheiro ou até mesmo pode montar um escritório particular de decoração – argumenta ela.



Andréia ressalta que essa prática de montar um escritório particular é bem aceita e exercida entre os alunos que já se formaram.



- A função do Decorador é de trabalhar com o adorno, com os complementos decorativos de bom gosto, tanto no interior ou exterior de construções, como com objetos, na pintura, em painéis de parede, cada aluno vai canalizar na área em que se identifica mais, onde tem mais habilidade – afirma Andréia Gomes.



QUALIDADE



Ela revela quais são as qualidades essenciais para que o aluno se torne um profissional competente.



- Acima de tudo o profissional de decoração tem que ser um pesquisador, tem que inovar sempre, ter uma boa qualidade de serviço, mostrar um trabalho criativo, a criatividade é a melhor arma de um profissional de decoração e claro, atender às necessidades expressas pelos clientes – afirma.



CURSO



O curso existe há mais de 30 anos no Conservatório Lorenzo Fernandes, sendo reconhecido pelo MEC desde 1982. Além de ser um dos mais procurados e concorridos na escola. Na seleção cerca de cinco candidatos disputam uma das vagas.



Neste ano não existem mais vagas e a seleção já foi concluída. Quem deseja informações para 2009, deve ligar no telefone: 3221 4466 e procurar a secretaria do Conservatório.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por