De mãos dadas na profissão: Unidos pelo exercício da profissão, jovens enfermeiros ministram cursos de capacitação em urgências e emergências, buscando a formação de profissionais conscientes para atuar na área da saúde
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade. Assim diz Raul Seixas na música Prelúdio. E é com essa idéia na cabeça e muita disposição que os enfermeiros Fernadez Fonseca Almeida, Alisson Miranda Dourado, Daniela Oliveira Lima, Richard Rennan Soares Barbosa e Harley Medawar Leão criaram a Emergency, centro especializado em emergência e trauma, com a proposta de oferecer cursos de especialização para enfermeiros e profissionais da saúde.
No último sábado, os jovens enfermeiros ministraram curso de Suporte Básico de Vida para estudantes de especialização lato sensu em Urgências e Emergências do Núcleo de Pós-Graduação da Soebras.
Os enfermeiros da Emergency: Fernadez Fonseca Almeida, Alisson Miranda Dourado, Daniela Oliveira Lima, Richard Rennan Soares Barbosa e Harley Medawar Leão
(foto: HELEN SANTOS)
Halley Medawar diz que os enfermeiros que integram o Emergency atuam há algum tempo em hospitais de Montes Claros e como professores de cursos de especialização.
- Temos uma interação muito boa e estamos atuando com urgências e emergências em nosso dia a dia. Além disso, cada um de nós já atuava como professores de pós-graduação e tudo isso forma uma base sólida para que o grupo desempenhe com eficiência seu trabalho, que é ministrar cursos de especialização – explica Halley, que também é coordenador do curso de pós-graduação lato sensu em Urgências e Emergências do Núcleo de Pós-Graduação da Soebras.
Daniela diz que a formação do grupo foi um processo natural, favorecido pelo ambiente de trabalho.
- Já nos conhecíamos, éramos amigos, somos todos enfermeiros, cada um com sua especialidade e atuando na sua área, então resolvemos nos unir para oferecer o curso de capacitação em urgência e emergência – completa Daniela.
A enfermeira diz que o grupo tem tido uma demanda considerável de trabalho, com solicitação de treinamento por empresas, prefeituras, faculdades, hospitais, além da parceria firmada com a Soebras para atuar nos cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição.
- A idéia de criar o grupo fluiu por estamos constantemente juntos, a princípio com o fundamento de capacitar profissionais, porque percebíamos que havia uma necessidade muito grande nessa área específica e pouca oferta de cursos. Além disso, a Emergency nos possibilita a ampliação de mercado de trabalho, já que podemos atuar em conjunto e, assim, oferecer um curso de melhor qualidade, afinal, cada um de nós tem uma experiência individual que soma no resultado final – ressalta Halley.
Halley diz que o profissional de Enfermagem vem buscando se qualificar cada vez mais, procurando estudar, participando de treinamento, e isso está melhorando muito sua atuação.
- O reconhecimento do enfermeiro dentro uma equipe multiprofissional tem sido cada vez maior porque o profissional atuante hoje interfere muito nas condutas da equipe e isso traz um resultado muito positivo para o paciente, além de refletir na qualidade do serviço de saúde de um modo geral. A capacitação tem levado a essa mudança de atitude do profissional enfermeiro, que tem sabedoria, conhecimento e está qualificado para prestar serviços de forma mais eficiente – avalia Halley.
- Além disso, o enfermeiro que passa pelo curso de capacitação atua como agente multiplicador, repassando o treinamento para a equipe de enfermagem que trabalha junto com ele, para que todos atuem adequadamente – completa Daniela.
Richard Rennan diz que os cursos ministrados pela Emergency têm certificação reconhecida, através da parceria com a Soebras.
