Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Montes Claros ganha mais um nome para sua lista de escritores. Na verdade não chega a ser um novo nome, pois já é um velho conhecido dos amantes de suas crônicas publicadas nos jornais locais, mas é sua estréia como romancista, diga-se de passagem, e que romance!
Trata-se do advogado e escritor Ronaldo José de Almeida, que lança nesta segunda-feira, 06 de agosto, Data Vênia, Excelência!, um romance que, apesar do que sugere o título, foge da linguagem forense e, de modo singelo e singular, narra o romance de um advogado e uma juíza, numa trama envolvente e interativa – é impossível ao leitor não se perguntar se já não conheceu os personagens de algum lugar.
Ronaldo José de Almeida lança seu primeiro romance, Data Vênia, Excelência!
Ronaldo Almeida nasceu em Belo Horizonte, mas vive em Montes Claros desde os sete anos de idade. Membro da Aclecia – Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco, o escritor diz que a experiência como romancista é muito prazerosa.
- Escrever um romance é bem diferente de escrever crônica, exige uma criatividade e corre-se sempre o risco de contar uma história tal qual a vivida por alguém conhecido. Em Data Vênia, Excelência! procurei usar a linguagem mais popular possível, fugindo da linguagem forense, embora este tenha bastante relação com foro e leis jurídicas – explica o escritor.
Com apresentação de Dário Teixeira Cotrim e prefácio de Amelina Chaves, o romance é uma história de amor, com todas as implicações que uma relação dessa natureza encerra, acrescida da dramaticidade peculiar do universo forense, contada em uma linguagem de fácil entendimento e aceitação.
Como sabe que corre o risco de alguns leitores tentarem encontrar pessoas reais que possam ser relacionar aos personagens ou que estas tenham lhe servido de inspiração para criar a história, logo na abertura do livro, Ronaldo adverte que qualquer semelhança é mera coincidência e que, mesmo tendo se inspirado no seu dia a dia de labuta, o romance é uma ficção.
Na expectativa de agrado dos leitores, Ronaldo diz que Data Vênia, Excelência! é resultado de dois anos de trabalho, um mergulho nas histórias do cidadão comum, com seus amores e dores, encontros e desencontros, perdas e conquistas.
- O livro foi escrito com muita pesquisa, dedicação e desprendimento. Buscamos criar um enredo verossímil, que se embrenhe no imaginário do leitor e o transporte para o mágico universo que só pode ser visitado através da leitura. Um universo que é exatamente igual ao do nosso plano físico, mas que pode ser conduzido por caminhos únicos, guiados pela imaginação de cada leitor – explica.
Representante da nova safra de jovens escritores da cidade, Ronaldo se diz feliz por contar com a aceitação dos colegas.
- Montes Claros tem uma nova turma de escritores que tem tido uma grande aceitação de seus colegas entre si e isso é uma grande motivação para continuar produzindo. Estamos saindo daquele círculo tradicional, com todo respeito, é claro, porque são mestres que todos nós admiramos, mas temos essa turma nova que está chegando e encontrando seu espaço – completa Ronaldo.
Apesar de apresentar Data Vênia, Excelência! como primeiro livro, Ronaldo já está com mais três romances prontos que devem ser lançados com intervalo de um ano entre cada lançamento. Segundo o escritor, Montes Claros tem ótimas gráficas e editoras, mas o que dificulta, ainda, é o alto custo da impressão.
- Mas o prazer e a satisfação de ver o livro pronto vale o sacrifício – conclui.
