educação

Curso técnico da Funorte aborda trabalho da SES-MG

Em Montes Claros, evento foi organizado pelo Curso Técnico de Vigilância em Saúde

Da Redação
Publicado em 28/06/2024 às 19:00.
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de MOC conversou com os alunos sobre o mercado de trabalho na área da saúde (Pedro Ricardo)

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de MOC conversou com os alunos sobre o mercado de trabalho na área da saúde (Pedro Ricardo)

O Curso Técnico de Vigilância em Saúde da Escola Técnica do Centro Universitário Funorte realizou na última terça-feira (25), em Montes Claros seu I Simpósio que abordou o trabalho implementado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e dos municípios nas ações de prevenção, controle e fiscalização implementado nas áreas das vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e de saúde.

Com a oferta de 90 vagas, a primeira turma do curso faz parte do Programa Trilhas do Futuro, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE), com o objetivo de formar mão de obra qualificada para atender demandas em diversas áreas do mercado de trabalho. Com duração de 18 meses, o curso foi iniciado no primeiro trimestre deste ano.

Embora a formação de técnicos por meio do Programa Trilhas do Futuro seja destinada principalmente a jovens do ensino médio da rede pública, outros candidatos, de todas as idades, também podem participar. Estudantes que concluíram o ensino médio ou que estejam matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) também são elegíveis. 

“Trata-se de um Programa importante para a formação de mão de obra qualificada para atender as demandas do mercado de trabalho. Na Escola Técnica da Funorte nosso enfoque está voltado não apenas para o repasse de informações teóricas mas, sim, com o desenvolvimento de atividades práticas”, explica o professor e diretor da Escola Técnica da Funorte, Pedro Almeida.

Ainda segundo o professor, “o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e a formação de técnicos por meio de cursos contextualizados e com adoção de metodologias ativas em que o aluno busque o conhecimento e o leve para discutir em sala de aula, possibilita a formação de profissionais com mais chances de atenderem às exigências do mercado de trabalho. Além disso, a realização de eventos colocando os alunos em contato direto com profissionais experientes constitui oportunidade para a troca de informações”.
 
PALESTRA
Ao proferir palestra sobre “Vigilância em Saúde e o Mercado de Trabalho”, a doutora em ciências da saúde e coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, destacou a importância da formação de técnicos levando em conta a crescente demanda de profissionais. 

“Porém, para garantir uma boa atuação no segmento da vigilância em saúde os profissionais precisam ter, além de conhecimento, o desenvolvimento de uma visão ampliada. Isso porque, a vigilância em saúde envolve um grande leque de atividades e, por esse motivo, além de formação específica os profissionais precisam ter capacidade de gestão e olhar abrangente”, alertou a coordenadora.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por