Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Com a participação de 250 acadêmicos dos cursos de fisioterapia e enfermagem, o curso de fisioterapia da Funorte realizou nesta segunda-feira, 03, no Campus Amazonas, a 1° Jornada Integrada de Fisioterapia e Pesquisa. De acordo com Débora Janine Dias Vieira Veloso, coordenadora do curso, o evento tem como objetivo trabalhar de forma integral e multidisciplinar com os acadêmicos, tanto a parte teórica quanto a prática.
Pela manhã foram realizados três mini-cursos, nas áreas de Dermato-funcional, voltado para a área estética, Watsu, que é uma espécie de terapia na água, e Mobilização Neural, que é uma técnica de terapia manual. Já a tarde aconteceu a exposição de trabalhos científicos feitos pelos acadêmicos durante o semestre.
PESQUISA
O professor do curso de fisioterapia, Wagner Coutinho, ressalta ser fundamental esse tipo de evento, tendo em vista, que este cria no espírito do universitário o interesse pela pesquisa. Ele afirma que após a 2° guerra mundial a fisioterapia importou inúmeros conhecimentos de outras ciências sendo, portanto, extremamente necessário durante a vida acadêmica, a faculdade oferecer para o aluno este tipo de oportunidade, aumentando assim seu conhecimento na sua área de atuação.
Ouvidos pelo O NORTE, os acadêmicos do 6° e 8° períodos de fisioterapia, Rodrigo Gomes e Claudia Rocha, afirmam que por meio da jornada, eles tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos nas mais diversas modalidades fisioterápicas, o que reveste em benefícios tanto para os acadêmicos quanto para os futuros pacientes.
