Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Durante as Festas de Agosto 2007, que acontecem entre os dias 14 e 19, a comunidade escolar e agentes culturais participam do Encontro Cultura Popular e Educação, que faz parte da programação do Festival de Cultura Popular de Montes Claros, que acontece no mesmo período.
Com o tema Redes de contato: reinvenção solidária e diálogo entre culturas, o Encontro começa no dia 16 de agosto, às 8h, com apresentação da Orquestra de Rabecas do Sertão, abrindo oficialmente o Festival. Logo após a apresentação da orquestra, o secretário municipal de Cultura, João Carlos de Oliveira Rodrigues faz uma interlocução.
A Orquestra de Rabecas abre oficialmente o Encontro Cultura
Popular e Educação, com apresentação às 8h, do dia 16 de agosto
Segundo o chefe da Divisão de Cultura, da secretaria municipal de Cultura de Montes Claros, Leonardo Palma Avelar, responsável pela concepção e organização do Fórum, a proposta é promover o debate no sentido de desenvolver uma rede de cultura que possa abrigar as manifestações culturais populares das cidades norte-mineiras, principalmente as de porte maior, de forma que estas possam se organizar e oferecer apoio às cidades menores.
- Durante o fórum vamos trazer pessoas que possam falar de um modo mais amplo como funcionam as redes e como estas podem gerar benefícios para a cultura local e para todo país. Também convidamos as secretarias de cultura de todos os municípios norte-mineiros para participar, além de produtores culturais, artistas e educadores de todos os níveis da educação – explica.
Ao final do Fórum, de acordo com Leonardo, o que se espera é que surja uma articulação que envolva todos os municípios, de forma que a cultura popular da região possa se fortalecer, o que, conseqüentemente, vai refletir no potencial econômico e social de cada município.
Foram disponibilizadas 150 vagas para educadores que, segundo Leonardo, já estão quase esgotadas, e todas as cidades convidadas inscreveram participantes para todos os dias de Encontro.
- Esperamos que artistas, produtores e agentes culturais também participem das palestras, pois estas serão muito enriquecedoras, principalmente na produção de projetos, na orientação para captação de recursos e na divulgação dos produtos culturais – convida.
PALESTRAS
Entre os palestrantes estão a assessora da secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do ministério da Cultura e especialista em Gestão Cultural, Giselle Dupin, que fala sobre Transversalizar as culturas nas políticas públicas e os especialistas em gestão de projetos sociais, Marcela Bertelli, com o tema A rede como trama de relacionamentos e Cássio Martinho, com o tema Dinâmica de Redes; a publicitária e gestora cultural, especializada em projetos sócio-culturais, Valéria Martins, que fala sobre Rede de culturas populares; o coordenador nacional Brasil da Rede Mercosul e gestor da Teia – Rede de cultura do Brasil, Walter Roberto Malta, com o tema Cultura e economia solidária gerando benefícios para a cena cultural brasileira; o diretor do Cria! Cultura, Maurílio Lima, com o tema A experiência do projeto Viva o Vale; a presidente da Federação das Entidades Culturais do Vale do Jequitinhonha e secretária de Cultura de Araçuaí/MG, Ângela Freire, com o tema a articulação cultural do povo que mora no Vale e o coordenador do programa Conte sua História e do Ponto de Cultura Museu da Pessoa, gestor de projetos educacionais, Erick Sachetto Krulikowski, com o tema sustentabilidade de redes.
Ao final da rodada de palestras, será feita uma avaliação com todos os participantes do Fórum, com uma proposta de ação para devolução, visando a organização dos atores socioculturais em redes de ação e a criação da rede de cultura do Norte de Minas.
Segundo Leonardo, daqui a dois meses, o Encontro também será realizado em outras cidades norte-mineiras, numa parceria entre as secretarias de Cultura dos municípios participantes.
Além das palestras, durante o Fórum acontecem várias intervenções artísticas, com apresentação do grupo Reis dos Temerosos, de Januária; Balé de Câmara e grupo Tim ArtEducação, de Montes Claros, que faz uma homenagem ao músico, compositor e artista plástico Godofredo Guedes, com o título O último choro.
INSCRIÇÕES
O Encontro Cultura Popular e Educação acontece de 16 a 19 de agosto, de 8h às 18h, na sala Cândido Canela do Centro Cultural Hermes de Paula. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas na secretaria municipal de Cultura, na Praça Dr. Chaves, 32, Centro – Montes Claros, ou pelos telefones (38) 3229-3456 / 3229-3457 / 3229-3458.