Jerúsia Arruda
Repórter
Nesta quinta-feira, 28, começa a 18ª edição da festa Nacional do Pequi, que acontece em Montes há 20 anos.
Na programação, uma das atividades de destaque é a realização do Encontro de Educadores com o Cerrado que, neste ano, tem como tema Tudo quanto é canto do cerrado: correndo o trecho, promovendo um amplo debate sobre meio ambiente, recursos naturais do cerrado e turismo cultural.
A abertura do encontro acontece às 8 horas da manhã desta quinta-feira, com apresentação da Orquestra de Flautas Capella Montes-clarense. Em seguida, o Pe. Antonio Alvimar profere palestra com o tema O meio ambiente começa no meio da gente.
O projeto Casa do Tambor faz uma intervenção artística nesta quinta-feira, às 14h, reabrindo a programação do Encontro
(foto: FÁBIO MARÇAL)
As atividades da manhã terminam com relato de experiências da expedição Caminhos dos Geraes, realizada no final do ano passado.
O encontro retoma às 14 horas, com apresentação do projeto Casa do Tambor e, em seguida, mesa de debates com o tema A labareda do Turismo Cultural, com participação de representantes de vários setores do turismo cultural da região.
À tarde, o fogo, a água e o ar são tema do debate que se estende até às 18h30. Na intervenção artística, lançamento do filme Cacunda di liblina, de Luciano Dayrell.
Na sexta-feira, 29, de 8h às 10h, a mesa de debates discute os temas: Patrimônio, preservação, ambiente cultural e compromisso sócio-cultural com o norte de Minas; Casarão dos Oliveiras e Empório do Sertão, e Rede de Turismo do Norte de Minas.
A professora Carla Cristina Barbosa, da Unimontes, apresenta o tema Núcleo de História e Cultura Regional – Patrimônio e Memória.
À tarde, o antropólogo João Batista de Almeida Costa discute os temas Rede de Cultura do Norte de Minas e Movimento Catrumano. Após a intervenção artística Tai Chi, com Elton Durães, será apresentada a Agenda da Rede de Cultura do Norte de Minas.
O encontro acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de fevereiro, durante todo o dia, na sala Cândido Canela do Centro Cultural Hermes de Paula. A participação no encontro é gratuita.
