Concurso tem três fases no Brasil e as inscrições vão até o dia 22 de março (FREEPIK)
Estão abertas até o dia 22 de março, as inscrições para o Concurso Internacional de Redação de Cartas para estudantes, que é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. Podem participar jovens de até 15 anos devidamente matriculados nas instituições de ensino. As inscrições podem ser feitas pelo site dos Correios (Página inicial >Educação e cultura >Concurso Internacional de Redação de Cartas).
Em 2024, a 53ª edição do concurso convida os estudantes a imaginarem e escreverem uma carta para as futuras gerações sobre o mundo que gostariam que elas herdassem. A participação se dá por meio das escolas (pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus estudantes, até duas melhores cartas para representá-las.
A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde serão selecionadas as três melhores cartas. A primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional, ou quarta etapa, que é de responsabilidade da UPU. O Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás apenas da China.
INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA
A competição tem o objetivo de fomentar a escrita e a alfabetização por meio da arte epistolar (escrita de cartas). Incentiva também a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.
O concurso conta com o apoio de diversas instituições de ensino, com a sua inclusão no calendário escolar, pois, além dos objetivos de incentivar a criatividade e o desenvolvimento linguístico, a escrita da carta é considerada uma forma de superar as dificuldades em todos os hábitos de vida no Brasil e no mundo.