Visando a promover e aperfeiçoar a qualidade e a eficácia da prestação dos serviços da Assistência Social no estado de Minas Gerais, a SEDESE iniciou na última sexta-feira, 11 de abril, o curso Telepresencial de Capacitação dos Trabalhadores da Assistência Social.
O curso combina um conjunto de aulas telepresenciais, transmitidas via satélite, com estudos individuais à distância e seminários orientados por educadores preparados para isso. O curso contará também com um processo de monitoramento amplo e contínuo das atividades.
Em todo estado são 46 pólos – cada um terá participação de no mínimo 10 e no máximo 15 municípios e cada município terá três representantes, sendo um gestor, um técnico e um conselheiro. O curso foi desenvolvido para atender as demandas de qualificação dos secretários de Assistência Social dos municípios e técnicos e conselheiros estaduais e municipais de Assistência Social.
PÓLOS
Em cada pólo há um facilitador que coordena as atividades durante as aulas, que são transmitidas do pólo central em Belo Horizonte. Em Montes Claros serão três pólos: um coordenado pela Sedese – Diretoria Regional em parceria com a Funorte; um coordenado pela Amams e outro pela Unimontes. Há ainda outros distribuídos pelo Norte de Minas.
Apesar de ser voltado para técnicos e gestores, os estudantes de Serviço Social da Funorte participarão do curso através dos Pólos Acadêmicos, que funcionarão com a mesma metodologia dos pólos dos municípios.
Os conteúdos tratados oferecem uma visão ampla da ação do trabalhador de Assistência Social, focalizando temas como Democracia e Participação; Políticas Públicas e o Desenvolvimento das Políticas Sociais no Brasil; Gestão da Assistência Social; Planejamento e Financiamento da Política de Assistência Social; Avaliação e Monitoramento da Política de Assistência Social.
“Além das aulas, os participantes terão oportunidade de partilhar experiências vivenciadas na prática profissional e serão ainda avaliados para poderem receber o certificado ao final do curso”, afirma a assistente social Tatiana Rodrigues, facilitadora do pólo da diretoria regional da Sedese.
SISTEMA TELEPRESENCIAL
A aula telepresencial foi tida com a solução ideal para qualificar e ampliar a disseminação dos conhecimentos entre os trabalhadores da Assistência Social, conciliando o potencial das mais avançadas tecnologias da informação, com um sistema pedagógico baseado no conceito de rede, privilegiando a interatividade e a pluralidade na construção do saber.
A aula é transmitida sempre ao vivo, dando oportunidade aos participantes esclarecerem dúvidas e questionamentos. Os participantes assistem à aula em uma sala equipada com um aparelho de TV ou um datashow, sempre acompanhado pelo facilitador. Além da aula telepresencial, todos terão acesso a textos e cadernos para complementação do seu roteiro de estudo.
PROGRAMAÇÃO DO CURSO
O curso acontece de 15 em 15 dias, às sextas-feiras, com carga horária de sete horas por dia, e terá uma carga horária total de 70 horas. (Com Ascom/Soebras)
