Larissa Teixeira
Ascom/Soebras
Prossegue até hoje (5), no Campus Amazonas, a I Jornada Integrada de Fisioterapia e Pesquisa. O evento é promovido pelo curso de Fisioterapia da Soebras/Funorte e direcionado a discentes e docentes.
A Jornada objetiva a atualização-científica bem como a consolidação do conceito de trabalho interdisciplinar e a formação de profissionais críticos quanto aos aspectos que envolvem a profissão e a sociedade. Com a participação de todos os períodos do curso, inclusive calouros, a Jornada conta com mais de 300 acadêmicos, além de profissionais renomados.
No período de 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, os estudantes se reúnem no Campus para participar de apresentação de trabalhos científicos, seminários e works-shop. Outros destaques são os mini-cursos. Dra. Alessandra Parrela Abreu, que ministra o 'Watsu', explica que a técnica que visa o relaxamento profundo não é disponibilizada em Montes Claros. Portanto, não existe demanda e os acadêmicos já podem pensar em trabalhar na área, já que não há saturação. Além desse, estão sendo oferecidos: 'Mobilização Neural', ministrado por Dr. Alexandre Cézar Domingues de Abreu e 'Dermato-Funcional', pela Dra. Pabliane Ramos Fonseca.
PROGRAMAÇÃO
Dentro da programação, na segunda(3) aconteceu a abertura com prosseguimento de palestras, mini-cursos e seminários. Ontem (4) diversas palestras foram realizadas no período de 8:00h às 12:00h e à tarde, apresentação de trabalhos científicos. Hoje, pela manhã, serão proferidas palestras, mini-cursos e apresentação de trabalhos científicos dos alunos do 3º e 7º períodos.
De acordo com Prof. Ênio Talles Batista de Faria, um dos organizadores da Jornada e coordenador da Clínica-Escola da Funorte, referência em assistência social à saúde e à qualidade de vida, o evento é aberto também para alguns períodos do curso de Enfermagem da Soebras.
CONHECIMENTO INICIAL
As calouras Ranielli Jamylle, Carine Rocha e Liz Maia estão participando da Jornada e vêem a importância do evento já nos primeiros passos do curso. "Esse encontro aumenta o convívio com os docentes e acadêmicos e mais, oferece amplo conhecimento nas áreas da fisioterapia", enfatiza Liz. Encantadas com a estrutura das clínicas do curso e a dimensão do complexo de saúde, denominado Campus Amazonas, as futuras fisioterapeutas garantem que é da prática que vão sair prontas para despontar, com sucesso, no mercado de trabalho.
O curso de Fisioterapia da Funorte é coordenado pelo Prof. Jomar Luis Santos de Almeida e já possui 8 períodos em andamento.
