Vinte e sete trabalhos científicos produzidos por professores e acadêmicos dos cursos de Biologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ministrados no campus-sede e no campus de Unaí, foram selecionados para apresentação durante o 58º Congresso Nacional de Botânica, aberto domingo (28/10) e que prossegue até esta sexta-feira (02/11), em São Paulo/SP. Participam do evento pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas, do Brasil e de outros países da América Latina.
Das 27 pesquisas, 24 foram produzidas nos laboratórios de Anatomia Vegetal e Micropropagação, Biotecnologia, Ecologia e Propagação Vegetal, envolvendo acadêmicos dos 4º e 6º períodos do curso de Biologia ministrado em Montes Claros e do 7º período do curso oferecido no campus de Unaí (Noroeste). Eles são vinculados, ainda, aos programas de Iniciação Científica, alguns, inclusive, com bolsas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Outros três trabalhos foram elaborados pelos professores Leonardo Monteiro Ribeiro e Maria Olívia Mercadante Simões, ambos do departamento de Biologia Geral, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Eles também são coordenadores da delegação da Unimontes em São Paulo. “Essa é uma grande oportunidade de divulgar as pesquisas produzidas em nossa universidade e que vai permitir, também, o intercâmbio de informações com outras instituições voltadas ao estudo da botânica e de áreas afins”, observa o professor Leonardo Monteiro. A participação dos representantes da Unimontes no evento foi viabilizada com o apoio da reitoria e da Fapemig.
As apresentações seguem quatro linhas de pesquisa: Anatomia Vegetal, Fisiologia Vegetal, Fitoquímica e Microbiologia.
Fonte: Ascom Unimontes
