Da Agencia Minas
Investir, premiar e incentivar novos talentos ou reconhecer os já profissionalmente atuantes em Design tem se tornado uma estratégia bem vista para diversos órgãos e empresas de vários ramos. Esse interesse se explica porque, além de estimular a produção intelectual e criativa na área, é possível aliar todas essas qualidades à imagem da organização. Prêmios como bolsas de estudo, notebook e dinheiro incentivam a participação de alunos e outros interessados.
Na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), por exemplo, anualmente é promovido um concurso entre alunos para a escolha de peças gráficas utilizadas na divulgação do seu processo seletivo. “Embora tenhamos profissionais qualificados para a tarefa, o concurso é um ato para a integração acadêmica e um incentivo para divulgar e garantir que o know-how formado pela própria Universidade atue em seu favor”, afirma Wanderley Lima, assessor de Comunicação da instituição.
A Fundação Cultural Palmares (FCP), por sua vez, lançou no mês de março um concurso de identidade visual para comemorar seus vinte anos de existência. O prêmio a ser pago ao vencedor é de R$10 mil. Mesmo com uma premiação capaz de atrair especialistas em Design, ela é aberta a qualquer pessoa física que queira participar. O valor da premiação e a não delimitação de requisitos aos concorrentes indica uma tática que vai além de eleger a logomarca da efeméride em questão: a proposta é, também, a aproximação com o público-alvo e a abertura de novos canais de participação com a sociedade.
Na mesma direção, a mineradora Anglogold Ashanti promove a quarta edição de seu concurso “Auditions Brasil”. A idéia de convocar talentos em Design por esse método traz benefícios tanto aos participantes, que tem seu nome veiculado a uma marca consolidada no mercado joalheiro mundial, quanto à empresa, que sempre se revigora e desfila criatividade e novas propostas estéticas.
Para Bernadete Teixeira, coordenadora da Academia Auditions e do Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), o concurso possui a característica estratégica de contribuir para a profissionalização e desenvolvimento do Design brasileiro em joalheria. “Vamos elevar a categoria nas escolas, sempre de olho na discussão sobre a importância do mercado de gemas e jóias no nosso setor”, explica.
A busca por talentos e projetos em Design direto nas universidades é o reflexo direto do despertar das indústrias nacionais em destacar seu diferencial em um mercado extremamente competitivo, investindo no Design como fator estratégico para ganhar a confiança e preferência de consumidores cada vez mais exigentes e conscientes.
CONCURSOS NA ÁREA
Fundação Cultural Palmares: www.palmares.gov.br
Auditions Brasil: www.goldauditions.com
Peças Gráficas Uemg: www.uemg.br