A programação, que começou na
segunda-feira, encerra no próximo
domingo, com celebrações ecumênicas
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Continua até o próximo domingo, 30, a programação da 7ª Semana Municipal do Idoso, que acontece em Montes Claros desde segunda-feira, 24, com o objetivo de promover a integração do idoso com a comunidade.
Com o tema Cuidador de hoje, idoso de amanhã, a promoção foi instituída pela Lei Municipal no 2.886-01/2001 e é coordenada pelo conselho municipal do Idoso e com participação e cooperação de projetos sociais como PSF - Programa saúde da família; CRAS - Centro de referência de ação social e Centros de Convívio; entidades de assistência à terceira idade; instituições de ensino, conselhos municipais.
A abertura da semana aconteceu com Baile da Saudade, no Automóvel Clube, com participação de centenas de idosos, que integram os 54 grupos da terceira idade existentes na cidade; membros dos conselhos municipais de Saúde e do Idoso, e representantes de diversas instituições. Durante a solenidade de abertura, foram entregues homenagens a idosos pelo relevante trabalho prestado à comunidade, além de apresentações artísticas.
Com a proposta de debater as políticas e ações voltadas para a população idosa, na terça-feira, de 8h às 17h, aconteceu na sede da Amams o I Encontro Regional do Norte de Minas de Política de Atenção ao Idoso, com participação de membros dos conselhos municipais de Saúde e do Idoso; coordenadores dos 54 grupos da cidade que desenvolvem algum tipo de atividade com pessoas da terceira idade; voluntários envolvidos na consolidação das políticas públicas preconizadas pelo Estatuto do Idoso, além de representantes dos 92 municípios cadastrados pela Amans, que foram capacitados para formar novos Conselhos em seus respectivos municípios.
Segundo a conselheira Mariângela Oliveira, do conselho municipal do Idoso, a realização da Semana tem sido um importante momento para se discutir as políticas públicas voltadas para o idoso e a expectativa é de que, nesta edição, os resultados sejam ainda mais expressivos, já que a meta é formar novos conselhos no Norte de Minas.
- Existem atualmente, em Montes Claros, cerca de 30.000 idosos e 54 grupos registrados no Conselho e, todos os anos, sua participação na programação da Semana tem sido muito expressiva, aumentando a cada ano. Percebemos que os idosos estão formando grupos, buscando por uma melhor qualidade de vida. As instituições e iniciativas isoladas também estão contribuindo com essa parcela da população, com programas que oferecem atividades físicas, recreativas, esportivas e culturais, além de serviços de saúde. A criação de Conselhos em todos os municípios da região vai fortalecer a luta pela consolidação das políticas públicas previstas pelo Estatuto do Idoso – ressalta a conselheira.
Com uma programação intensa e interativa, que acontece em vários locais da cidade, envolvendo toda a comunidade, durante a Semana estão sendo realizadas várias atividades inovadoras, descentralizadas e de conscientização, buscando disseminar a idéia de que o envelhecimento faz parte do processo natural da vida e que é preciso superar os preconceitos para se garantir uma melhor qualidade de vida para todos.
PROGRAMAÇÃO
Nesta sexta-feira, de 18h às 22h, haverá seresta itinerante com barraquinhas, na Praça Doutor Carlos e, de 19h às 22h, Noite Dançante, no PSF Morrinhos.
No sábado, 29, haverá caminhada pelo centro da cidade, com participação da banda marcial do 10º Batalhão de Polícia Militar e da fanfarra da APAS. A concentração acontece às 8h da manhã, na Casa da Cidadania, na praça da Estação.
A programação da Semana encerra no domingo, 30, com missa em ação de graças, celebrada pelo arcebispo D. José Alberto Moura, às 19h, na Igreja Matriz.
Também haverá culto evangélico, às 8h, na Igreja do Evangelho Quadrangular, na praça do bairro Major Prates; às 10h, na Igreja Nova Canaã, no bairro Santa Rita II; às 18h, na Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro Cristo Rei e, às 19h30, na Igreja Presbiteriana, no centro da cidade.