A SOEBRAS – Associação Educativa do Brasil é entidade mantenedora de várias instituições de ensino superior em Minas Gerais e diversos outros estados brasileiros. Em Montes Claros a entidade administra o ISEMOC – Instituto Superior de Educação, responsável por ministrar cursos de formação de professores; o CRECIH - Centro Regional de Ciências Humanas, responsável pelo curso de Comunicação Social/Jornalismo; a FACIBIOS – Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde, que mantém os cursos de Farmácia, Biomedicina, Medicina Veterinária e Zootecnia; o INTER – Instituto Tecnológico Regional, mantenedor, entre outros, dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos e o ICS – Instituto de Ciências da Saúde, que ministra os cursos de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Enfermagem e Nutrição.
Como já ministra, através do ICS, os cursos de Enfermagem e Medicina, credenciados e devidamente autorizados pelo Ministério da Educação, a SOEBRAS solicitou ao MEC o arquivamento do processo de implantação dos mesmos através da Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde – FACIBIOS, tendo em vista que a entidade já possui cursos de Enfermagem e Medicina em uma de suas unidades de Montes Claros. Atendendo a um pedido da própria SOEBRAS o Ministério publicou no Diário Oficial da União a extinção do processo em curso, como é de praxe nestes casos.
A decisão, que é bom frisar, foi solicitada pela própria instituição, nada tem a ver com o andamento dos cursos de Medicina e Enfermagem ministrados através do Instituto de Ciências da Saúde – ICS. A intenção mesquinha de se deturpar informações através de panfletos e boatos maldosos em nada abala o respeito e a credibilidade de uma instituição de ensino que está entre as maiores de Minas Gerais e do Brasil, e que caminha a passos largos para se transformar, em médio prazo, na maior instituição de ensino superior do país e da América Latina. Trata-se de mais uma manobra desesperada orquestrada pelo grupo que detém temporariamente o poder no município, e que diante do fim eminente, comete atos desesperados na tentativa de atingir o deputado Ruy Muniz, presidente de honra da entidade. Atos como blogs clandestinos, panfletos apócrifos e pichações fazem parte de um estilo de política ultrapassada, e que mesmo escondida atrás de um discurso cínico de ética e dignidade, não são suficientes para enganar a população.
Ao assumir, recentemente a Unibrasília e a Unicesp, duas das maiores instituições de ensino da Capital Federal, e em vias de concretizar o controle de duas grandes faculdades de São Paulo e uma no Rio de Janeiro a SOEBRAS demonstra sua solidez e competência administrativa, que já é motivo de admiração e respeito em todo o território nacional e também no exterior, de onde vêm nossos novos parceiros. Depois de assumir, na Capital Mineira, as Faculdades Kennedy, a Fundação Hilton Rocha e o Sistema Promove de Ensino, nos preparamos, ainda este ano, para lançar, em convênio com a Santa Casa de Belo Horizonte, a mais moderna faculdade de medicina e demais disciplinas da saúde de Minas Gerais, e talvez do Brasil.
E é desta forma, sólida e em plena fase de expansão que a SOEBRAS vem á público reafirmar a seus milhares de alunos, funcionários e á toda a comunidade montesclarense que se mantém cada vez mais firme no propósito de oferecer um ensino de qualidade e possibilitar o acesso a um número cada vez maior de pessoas ao direito imprescindível á educação.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOEBRAS