A disciplina Comunicação Social vem sendo aliada à maioria dos cursos de graduação com objetivo de favorecer as relações interpessoais, com a sociedade como um todo e com as novas tecnologias
Uma das constantes preocupações da universidade ao preparar o acadêmico para o exercício da profissão, seja ela qual for, é oferecer subsídios para que possa ser um gestor em sua área de atuação. Para isso, além das disciplinas teóricas e práticas específicas previstas na grade curricular, a Comunicação Social vem sendo aliada à maioria dos cursos com objetivo de favorecer as relações interpessoais, com a comunidade onde vai atuar, com a sociedade como um todo e com as novas tecnologias. Nesse processo a Comunicação tende a agregar novos elementos à cultura e à leitura de mundo do acadêmico, atuando diretamente no modo como vê o mundo e como se relacionar com ele.
Com essa proposta o curso de Odontologia da rede Soebras oferece a disciplina Comunicação Social no terceiro período, onde os alunos passam por uma série de atividades como entrevistas, palestras, dinâmicas e fazem o reconhecimento da própria voz. Segundo a coordenadora de produção e professora de Técnica de dicção e oratória do curso de Jornalismo da rede, professora de Comunicação Social do curso de Odontologia, Tatiana Mendes Murta, as aulas são filmadas para que os acadêmicos possam se conhecer através do vídeo.
A professora Tatiana Murta (C) com alunas do curso de Odontologia, na apresentação da peça teatral O malandro (foto: arquivo)
- A comunicação é de grande importância na educação de um modo geral, e na área da Saúde pode se tornar uma ferramenta imprescindível para facilitar as relações, já que, muitas vezes, com uma conversa bem direcionada é possível resolver casos que talvez tivessem que passar por tratamento, medicamento e outros procedimentos. Quando o profissional tem domínio de sua postura e sabe se expressar de forma clara, o cliente se sente mais seguro e confiante para dizer o que sente, o que auxilia no diagnóstico – explica a professora.
Tatiana que é jornalista pós-graduada em Comunicação Contemporânea e informação visual e mestranda em Educação e Psicanálise, diz que os alunos que passam pela sabatina da disciplina se tornam mais dinâmicos, têm mais habilidade em falar em público e maior controle emocional, o que é importante para todo profissional.
- Penso que quem se comunica bem tem mais chance de sucesso na profissão, por isso, costumo sempre citar para meus alunos a célebre frase do Chacrinha: Quem não se comunica, se estrumbica – diz.
Segundo a professora, além das atividades técnicas voltadas para o controle da postura e da voz, os alunos também desenvolvem atividades lúdicas que ajudam a desinibir e a melhorar a expressão, como teatro, música e dança.
ESPETÁCULO
No último dia 5 de dezembro, o terceiro período de Odontologia, formado por 16 alunos, apresentou a peça teatral O malandro, no campus Funorte São Luis.
Escrita pela aluna Samantha Maia Malinoswki e com participação especial de Karine, do quarto período do curso, a comédia de 50 minutos é uma paródia do atendimento no serviço de saúde pública, com texto sutil que instiga a reflexão sobre como deve ser o trabalho do profissional da Saúde, diante dos muitos desafios que o serviço público apresenta, desde a falta de infra-estrutura e recursos suficientes para atender à demanda, até como lidar com as questões culturais, tabus e preconceitos da comunidade que busca pelo atendimento.
A trilha sonora sugestiva, cenário elaborado e performance dos atores envolveram de forma interativa a platéia que lotou o pátio do campus.
No final do espetáculo, os alunos homenagearam a diretora da rede Soebras, Tânia Raquel Muniz, que foi pega de surpresa ao ser envolvida como personagem. Os alunos agradeceram à diretora pela oportunidade de poderem freqüentar a academia sem precisar sair de sua cidade e pela dedicação que sempre dispensou ao curso de Odontologia.
Tatiana Murta diz que a peça foi o trabalho de conclusão da disciplina e, apesar de ser apenas uma brincadeira, foi uma oportunidade dos alunos praticarem as habilidades que desenvolveram durante o período, além de uma reflexão sobre as possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho para o qual estão se preparando, e de como podem contribuir para sua melhoria, como cidadãos e como profissionais.