A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio do Grupo de Pesquisa em Estudos Literários, do Departamento de Comunicação e Letras – vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH) -, vai promover, entre os dias 15 e 17 de outubro, o II Seminário Cyro dos Anjos, tendo como tema central “Memória, Paisagem e Modernidade”. O objetivo do evento é estimular o interesse pelas obras da literatura nacional e, ainda, divulgar as mais recentes linhas de pesquisa sobre os escritores mineiros que fizeram parte do Modernismo Brasileiro. Neste ano, As atividades serão realizadas no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro (prédio 2) e no auditório do Colégio Marista São José.
O evento – que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) e da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer – é também uma homenagem ao escritor, jornalista, advogado e servidor público Cyro dos Anjos, nascido em Montes Claros e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL).
No último dia 6 de outubro, foram comemorados 101 anos do nascimento do escritor, autor de livros como “Amanuense Belmiro” e “Menina do Sobrado”. Este último, aliás, compõe a ‘Coleção Sesquicentenária de Montes Claros’, lançada em julho último pela Editora Unimontes, fruto de convênio celebrado entre a Universidade, Prefeitura e Fundação Nestlé.
O II Seminário Cyro dos Anjos vai reunir professores, acadêmicos, profissionais e pesquisadores de várias instituições do País, através de conferências, mesas-redondas, palestras, intervenções culturais e apresentação de artigos científicos (comunicações orais). Segundo o professor Élcio Lucas de Oliveira, um dos coordenadores, “é uma oportunidade de refletirmos sobre os escritores, poetas e intelectuais mineiros atuantes na década de 30 - como Carlos Drummond de Andrade, João Alphonsus e Emílio Moura - e suas contribuições para a consolidação do Modernismo Brasileiro”.
PROGRAMAÇÃO
Um dos destaques na programação será a participação do escritor Rui Mourão, diretor do Museu da Inconfidência (Ouro Preto), contemporâneo de Cyro dos Anjos. O seminário abre espaço, também, para a participação dos alunos do ensino médio, uma vez que o próprio Rui Mourão estará ministrando palestra para estudantes inscritos no Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/Unimontes). Ele vai falar sobre o livro de sua autoria, “Boca de Chafariz”, selecionado para as próximas provas do PAES/Unimontes.
No dia 15/10, a programação terá início às 18 horas, com credenciamento e entrega de materiais. A solenidade de abertura acontece a partir das 19h30, devendo ser presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. Em seguida, o professor Ruy Mourão ministra conferência abordando o tema “Cyro dos Anjos e o Amanuense Belmiro”. Na terça-feira (16/10), sessões de comunicação às 13h30 e mesas-redondas: “A cidade e outras paisagens na literatura modernista de Minas Gerais”, as 14h30, e “A poética (auto) autobiográfica no modernismo de 30”, às 19h30.
No último dia do seminário (17/10), estão previstas, também, duas mesas-redondas que abordarão os temas “O escritor e a experiência da escrita moderna” (a partir das 13h30) e “Imaginário na literatura de Minas Gerais” (às 15h30), além da conferência “Percurso da ficção de Cyro dos Anjos”, a partir das 19h30.