Alunos dos Colégios Índice e Tiradentes de Montes Claros puderam conhecer o campus Amazonas e o campus JK da instituição
Willian Cavalcanti
Colaboração para O NORTE
Alunos do terceiro ano dos Colégios Índice e Tiradentes de Montes Claros visitaram nos dias 5 e 12 de junho, respectivamente, o campus Amazonas e o campus JK da Funorte.
O grupo do Colégio Tiradentes, que levou três turmas em um total de 120 estudantes, pôde conhecer de perto como funciona a Clínica Escola do campus Amazonas, situada no Bairro Amazonas, próxima ao Distrito Industrial de Montes Claros. Na clínica, os alunos tiveram contato direto com professores, acadêmicos e a população atendida.
A visita se realiza com o contato entre as instituições de ensino médio e superior, a partir de uma parceria entre as escolas e a Funorte.
Para uma das coordenadoras da visita, Silvia Reis, o entusiasmo dos estudantes é evidente. “É visível a fascinação dos alunos com a estrutura oferecida pela instituição, que está aberta a visita e principalmente para o atendimento a comunidade. A Funorte oferece uma estrutura invejável, com clínicas muito bem equipadas e profissionais altamente qualificados. Além de oferecer aos alunos um ambiente alegre e confortável”, afirmou a coordenadora. Ao final da visita os estudantes participam de uma confraternização e aproveitam para tirarem dúvidas em relação à Faculdade, bem como informações a respeito dos cursos oferecidos pela instituição.
Os alunos conheceram vários laboratórios e com as instruções de dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, biomédicos, assistentes sociais, puderam conhecer melhor essas profissão.
A professora de laboratório de biologia do Colégio Tiradentes, Antônia Márcia, acredita que essa visita possibilita ao estudante abrir os olhos para as diversas oportunidades que estão por surgir. “Acho essa visita importante porque abre a mente do aluno. Ele passa a ter noção das profissões e suas possibilidades, já que essa passagem do ensino médio para a faculdade é um salto muito grande”, declara Antônia.
A professora Antônia gostou principalmente da estrutura física oferecida pela Funorte. “Achei ótimo o passeio porque falaram bastante da área da saúde. Particularmente, gostei muito da estrutura do curso de Odontologia. Não sabia que existia o atendimento gratuito na Clínica Amazonas, a qual parece funcionar muito bem”, comenta a professora.
A estudante Quézia Raiane Mesquita fará seu primeiro vestibular e ainda está indecisa quanto ao curso. Ela afirma que a visita ajudou a esclarecer várias dúvidas em relação às faculdades que não conhecia e que passou a se interessar mais ainda pela área da saúde. “Além da estrutura, essa grande opção de cursos é o diferencial da Funorte. Eu me identifiquei com a área da saúde, principalmente com o curso de Medicina”, disse a estudante. Já a estudante Rúbia Karolyne Gomes disse ter ficado fascinada pelo curso de Fisioterapia, “mas agora estou em dúvida, pois pretendia fazer Direito”.
O professor Andrey Souza, coordenador do projeto de extensão “A um passo da faculdade”, que leva alunos de vários colégios para conhecer a estrutura da Funorte, diz que “o objetivo do projeto é dar a oportunidade da comunidade conhecer a estrutura da Soebras/Funorte e facilitar o contato com diversos profissionais para que possam perceber a afinidade com cada área do conhecimento”.