Andréia Pereira
Ascom/ Soebras
Nos rostos, sorrisos. Nos corações, ansiedade. E em cada canto da escola, euforia. Foram essas as sensações vivenciadas pelos alunos, pais, professores e funcionários do Colégio Integral que prestigiaram e participaram da Oficina de Idéias 2007. O evento foi realizado durante toda a manhã de ontem sob a coordenação da diretora do Integral, Nilva Vilas Boas, e da supervisora, Maria Alice Ramos.
Para a diretora do colégio, a Oficina é um ótimo espaço para a interação, diversão e aquisição de conhecimento.
- Oficina de Idéias é uma ocasião de mostras de talentos. Além de ser uma verdadeira festa - afirmou Nilva Vilas Boas.
O evento faz parte da proposta pedagógica do Colégio Integral e propõem que os alunos desenvolvam atividades artísticas e lúdicas, relacionando-as com as disciplinas estudadas durante todo o ano.
- Nada mais interessante e criativo do que oportunizar aos jovens este espaço para mostrarem suas competências e habilidades quanto ao conhecimento construído e compartilhar com os visitantes a maravilha do saber fazer, do aprender a aprender - justificou Maria Alice.
A reciclagem e o aquecimento global foram algumas das temáticas apresentadas no evento. A turma do 1º ano mostrou que preservar o planeta não é tarefa difícil, basta começar por atitudes simples e importantes; e a reciclagem é uma delas. Foi com esse ideal que os alunos utilizaram de produtos recicláveis, como garrafas plásticas de refrigerantes para fazer árvore de natal, além de outros objetos artesanais.
- Com coisas que a gente acha que pode jogar fora podem ser feito muitos trabalhos bonitos - disse a aluna Lara Pollyana. O objetivo da proposta, segundo a professora de Biologia, Glória Fagundes, que orientou os alunos, é despertar a consciência das pessoas em relação à necessidade de poluir menos e reaproveitar mais e, assim, preservar o planeta.
Os alunos também não deixaram de falar de um assunto atual, polêmico e importante: o aquecimento global. E essa missão ficou por conta da 5ª série que criou um globo terrestre, e a partir dele explicou como se dá o efeito estufa e as causas e conseqüências do aquecimento. O professor de química, Farley Celso, que orientou a turma do 3° ano, também destaca que a poluição é a causa de muitos males e que os assuntos tratados no evento são um mecanismo de reflexão e conscientização dos visitantes.
- A conscientização é o melhor caminho e pode fazer com que atitudes simples tenham repercussões profundas - declarou o professor.
Foi uma manhã cheia de atividades. Os visitantes tiveram a oportunidade de assistir a apresentações de dança, além de desfiles e declamações de poemas.
Os próprios alunos reconhecem o valor da Oficina
- A gente aprende várias coisas do cotidiano de uma maneira bem mais fácil e divertida - afirmou Ludmila Ferreira Lopes, aluna da 8ª série.
Rose Sousa Lafetá é mãe de Isabela Sousa, aluna da 6ª série, que desfilou e dançou durante o evento. Ela elogia a iniciativa da escola e a organização da sobre a Oficina de Idéias 2007.