Logotipo O Norte
Terça-Feira,28 de Outubro
educação

Colégio Indyu realiza Seminário de Redação para o Enem

Propósito é expandir a discussão acerca de questões sociais e contemporâneas para o exame

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 24/10/2025 às 19:00.

Com o objetivo de ampliar o debate sobre temas sociais e de atualidades e preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Colégio Indyu, em Montes Claros, realizou na última quinta (23) e sexta-feira (24) a 7ª edição do Seminário Multidisciplinar de Redação. O exame, marcado para os dias 9 e 16 de novembro, é a principal porta de entrada para universidades públicas e também fundamental para bolsas e financiamentos estudantis.

A professora Fabiana Carneiro, docente de redação do colégio, explicou que o evento busca discutir os eixos temáticos dos possíveis temas do Enem. “E por isso, nas últimas edições, tivemos a abordagem específica de temas da Unimontes e do próprio Enem”, afirmou.

O desempenho dos alunos nas edições anteriores reforça a eficácia do trabalho interdisciplinar do colégio. “Nove alunos obtiveram notas acima de 900 pontos na redação do Enem em 2024. Trabalhamos interdisciplinarmente desde o primeiro até o terceiro ano do ensino médio, não só para o Enem, mas também para outros processos seletivos”, destacou Fabiana.

Segundo a professora, o acompanhamento individualizado é essencial. “Quando o aluno não tem o hábito da escrita, ele é acompanhado de perto. E mesmo o aluno de alto desempenho recebe o mesmo cuidado e dedicação. O trabalho é feito com o mesmo afinco”, explicou. Ela também ressaltou que os estudantes têm acesso a repertórios culturais diversos, incluindo obras clássicas brasileiras e estrangeiras, documentários e fatos históricos, para fortalecer a argumentação e atender às exigências do Inep.

Fabiana destacou que o sucesso na redação depende tanto da estrutura da escola quanto do empenho individual do aluno. “Além da estrutura do colégio e do trabalho dos professores, o aluno precisa decidir se dedicar. A redação não é uma preparação fácil, é algo que se constrói ao longo do ensino médio. É preciso atenção às aulas de História, Sociologia, Filosofia e Geografia Humana para interpretar com eficiência o tema”, afirmou.

A estudante Maria Laura, do terceiro ano, disse que aprendeu a gostar de redação ao longo do tempo. “Depois que aprendi, eu gosto. De certa forma, é algo que exige muito esforço e técnica, pois o texto precisa ser coeso e coerente com os argumentos e repertórios”, explicou. Ela ressaltou a importância dos simulados e das correções no processo de aprendizagem e contou que utiliza um modelo próprio de estrutura textual que adapta conforme o tema.

Sobre o Seminário Multidisciplinar, Maria Laura avaliou que o evento tem impacto direto na preparação dos alunos. “O evento abrange muitos eixos temáticos, repertórios e argumentos que podem ser usados na redação. Se os alunos desenvolverem senso crítico sobre os problemas da sociedade e os agentes que podem resolvê-los, o aprendizado é ainda maior. Gostei muito desse método”, afirmou.

A estudante reforçou que a dedicação individual é o principal fator para o sucesso. “A primeira coisa para algo ser realizado é a vontade própria. Se você quer, você vai conseguir. O multidisciplinar te dá os recursos para desenvolver ao máximo a sua redação. Mas a vontade própria não é tudo, é preciso também o apoio da escola, da família, dos amigos e da sociedade em geral”, completou.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por