educação

Colégio Indyu realiza palestra sobre direitos humanos

Projeto Multidisciplinar de Redação teve a participação da delegacia de homicídios

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 11/03/2025 às 19:00.
A palestra abriu o projeto liderado pela professora Fabiana Carneiro, visando fortalecer a cidadania entre os alunos (Leonardo Queiroz)
A palestra abriu o projeto liderado pela professora Fabiana Carneiro, visando fortalecer a cidadania entre os alunos (Leonardo Queiroz)

Na última terça-feira (11), o Colégio Indyu deu início à 7ª edição do Projeto Multidisciplinar de Redação com uma palestra especial ministrada pela advogada, professora universitária e delegada de polícia, titular da delegacia de homicídios, Francielle Drumond Figueiredo. O evento trouxe como tema “Direitos Humanos em Pauta” voltado para os alunos do terceiro ano. Ao longo da palestra, foram abordados os direitos constitucionais e fundamentais relacionados com os direitos humanos e dados sobre atuação policial no Brasil e no estado. 

A palestra marcou a abertura do projeto idealizado e coordenado pela professora Fabiana Carneiro, docente titular da disciplina de redação. Segundo ela, um dos principais objetivos da iniciativa é fortalecer a noção de cidadania entre os estudantes. “Só existe cidadania se você preserva os direitos humanos. E os direitos humanos, ao longo dos últimos anos, foram muito combatidos, gerando distorções sobre seu verdadeiro significado. As pessoas perderam o conceito, que está bem distante da realidade. Os direitos humanos são a base da Constituição Federal, e só podemos ser cidadãos se priorizarmos e respeitarmos esses princípios”, destacou a professora.

A delegada palestrante, Francielle Drumond, abordou a atuação policial e direitos humanos. “Em razão da ditadura militar de que os direitos humanos e a atuação policial são situações totalmente contraditórias e antagônicas, pudemos mostrar através da palestra que a atividade policial é totalmente complementar à atividade de direitos humanos”, diz. 

“Quero parabenizar o colégio Indyu por promover um evento que aproxima a polícia com o meio acadêmico e com a comunidade. Ainda há um preconceito muito grande quando se fala de polícia e direitos humanos como se fosse algo totalmente contraditório. E muito pelo contrário, a atividade policial e os direitos humanos são atividades totalmente complementares. Não existe polícia sem respeito aos direitos e garantias fundamentais”, completa a delegada. 

O aluno do 3° ano Sávio Mendes Santos, que foi um dos participantes da palestra, explica que a palestra foi de muita importância por ter interesse na área policial. “As falas da delegada me deram uma visão mais vivenciada do que é realmente a Polícia Civil e tiraram várias dúvidas que eu tinha em relação aos direitos humanos e também sobre a instituição. Entendemos também a relevância do tema abordado, que pôde gerar discussões acerca do assunto e também ser um possível tema na redação utilizado como repertório em redações este ano, como a do Enem”, diz. 

A aluna Sara Diniz, também do 3° ano, conta que acho a palestra informativa por ser um dos seus interesses pessoais no assunto. “Tenho um grande sonho em me tornar investigadora de polícia e a palestra aumentou bastante o meu repertório de realmente querer seguir essa área. As discussões geradas com certeza puderam elevar bastante o meu patamar linguístico para as próximas redações com um eixo mais social. O foco principal foram os direitos humanos e ainda podemos dizer que contribuiu bastante para nossa formação intelectual, desenvolvendo uma excelente redação”, diz. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por