Logotipo O Norte
Domingo,16 de Novembro

Colégio Indyu promove Semana da Enfermagem

Jornal O Norte
Publicado em 17/05/2008 às 11:52.Atualizado em 15/11/2021 às 07:33.

Em comemoração ao dia do Técnico em


Enfermagem, Colégio promove


palestras, debates e seminários


no próximo fim-de-semana



Willian Cavalcanti


Colaboração para O NORTE



Em comemoração ao Dia do Técnico em Enfermagem, o Colégio Indyu promoverá a “Semana da Enfermagem”, no próximo fim-de-semana, 24 e 25 de maio. Jane Tolentino Barbosa, enfermeira, coordenadora do curso técnico de enfermagem e professora de fundamentos de enfermagem, justifica essa iniciativa. “Resolvemos fazer essa Semana da Enfermagem no Colégio Indyu para valorizar a prática cotidiana dos técnicos e discutir temas voltados especificamente para essa categoria.”



O evento está aberto a acadêmicos de enfermagem, profissionais que já atuam na área, profissionais de áreas afins e agentes comunitários de saúde. “O tema da Semana da Enfermagem deste ano ‘O profissional Técnico em Enfermagem e seu papel na equipe multiprofissional de Saúde’ foi escolhido porque a atuação do técnico de enfermagem acontece de forma integrada a outras profissões da área da saúde.”



ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM



Segundo Jane Tolentino, o técnico pode atuar nas áreas de odontologia, nutrição e também na função de educador. “Já temos técnicos de enfermagem que atuam nas escolas, como jardins de infância, fazendo pequenos atendimentos e pré-consultas de enfermagem”, afirma.



Os técnicos de enfermagem estão presentes também nos procedimentos de urgência e emergência, como é o caso do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, fazendo a triagem do atendimento.



Atualmente, os técnicos passaram a atuar no atendimento domiciliar, prestando cuidados a pessoas que não podem ir a um hospital, promovendo assim a humanização do atendimento.



No PSF, o técnico trabalha de forma assistencial, integrado aos agentes comunitários de saúde e toda equipe multidisciplinar, exercendo cuidados como curativos, aplicação de medicamentos, testes glicêmicos, que podem ser citados como exemplos dos cuidados diretos com o paciente.



SEMANA DA ENFERMAGEM



A Semana da Enfermagem do Colégio Indyu acontecerá no próximo sábado e domingo, 24 e 25, durante todo o dia. E, dos vários temas abordados, a coordenadora Jane Tolentino destaca o Relato de Experiência, da professora Maria Mabel, que fez parte da primeira turma em 1992.



Para ela, pode se dar destaque também ao Seminário de Saúde Mental, que enfatizará a reforma psiquiátrica e a luta anti-nosocomial, que é a desinstitucionalização do tratamento, ou seja, tratar o cliente junto à sociedade.



Haverá ainda, dentre outras atividades, o Seminário sobre Urgência e Emergência e as Classificações de Risco que estão sendo implantadas nas instituições de saúde de Montes Claros.



PIONEIRISMO



A criação do curso se deu em 1992 pelo professor Ruy Muniz e Maria Mabel, que é pedagoga, técnica de enfermagem, professora de semiologia semiotécnica e vice-diretora do Colégio Indyu. Naquela época, o curso era denominado auxiliar de enfermagem e tinha duração de 18 meses.



A professora Maria Mabel credita a criação do primeiro curso de auxiliar de enfermagem, no Colégio Indyu, à visão expansionista do professor Ruy Muniz e justifica a sua implementação. “Houve a necessidade de capacitar os profissionais da área da saúde de forma a melhor atender a população, já que a cidade estava em franco crescimento.”



Em 1994, o curso passou a se chamar de técnico em enfermagem, com duração de 30 meses, e, para participar, os alunos teriam que ter o ensino médio concluído. Atualmente, o curso tem duração de dois anos, teórico-prático, visando capacitar os profissionais para o atendimento em áreas como: hospitais, PSF, centros de saúde, escolas, creches e plantões particulares.



O curso é dividido em quatro etapas, cujas disciplinas são distribuídas de forma homogênea para proporcionar o conhecimento teórico, para logo depois aplicar na prática. Os estágios são feitos em dois laboratórios que funcionam no prédio do Indyu, escolas, asilos, centros de saúde, PSF, creches, hospitais e Prontomente, que é o mais novo estágio na área psiquiátrica.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por