Logotipo O Norte
Quinta-Feira,13 de Novembro

Cinema a serviço da humanização: HU lança projeto Psicocine

Jornal O Norte
Publicado em 17/08/2007 às 10:57.Atualizado em 15/11/2021 às 08:13.
Proposta é oferecer aos servidores oportunidade de debater temas de interesse da comunidade, alguns vivenciados no próprio ambiente de trabalho

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



A utilização do cinema como instrumento a serviço da educação e da transformação social tem sido tema de debate desde as primeiras décadas do século XX, com o movimento anarquista no Brasil.



O cinema educativo também foi utilizado pelo pensamento católico, com sessões em salas montadas nas paróquias e associações católicas, que tinham por objetivo apreciar os filmes segundo as normas traçadas pela Igreja.



O cinema educativo é, ainda, uma antiga proposta de educadores, que acreditam que este possa trazer benefícios pedagógicos aos alunos ao mostrar de forma mais real diversos aspectos da natureza e da geografia do Brasil.



Nessa perspectiva, o Hospital Universitário Clemente de Faria lança o projeto Psicocine, com a proposta de oferecer aos servidores a oportunidade de debater temas de interesse da comunidade, alguns vivenciados no próprio ambiente de trabalho.



A primeira sessão aconteceu na tarde desta quinta-feira, 16, com exibição do filme Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine,101 minutos, EUA, 2006), dos diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris, que narra os conflitos emocionais de uma família nos Estados Unidos. Após a exibição do filme, houve debate com a participação da professora e psicóloga Aldenise de Freitas Athayde.



O projeto Psicocine é coordenado pelo Grupo de Trabalho em Humanização do HU, e manterá sessões a cada 15 dias. A exibição do filme será seguida de palestra com professores e psicólogos da Unimontes.



De acordo com os coordenadores, outros temas serão debatidos no projeto ao longo deste semestre, como gravidez na adolescência, álcool, fumo e drogas, envelhecimento, tratamentos médicos, homofobia, entre outros. Em outra etapa, como parte de uma campanha educativa, o projeto será desenvolvido também junto aos usuários do Hospital Universitário.



A iniciativa do GTH visa desenvolver a conscientização dos servidores do hospital da importância do cumprimento do seu papel social e, segundo os coordenadores, a linguagem cinematográfica contribui para a reflexão acerca das questões culturais, sociais, econômicas, éticas e políticas que envolvem a comunidade. Além disso, as palestras e debates servem de incentivo para esclarecimento de dúvidas e busca de novos conhecimentos e, principalmente, do respeito ao outro, a todos os que dependem e que compartilham de seu trabalho.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por