Da Agência Minas
Seis trabalhos científicos elaborados por professores e acadêmicos de Ciências Contábeis da Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros foram apontados entre os melhores durante o 4º Congresso de Iniciação Científica em Controladoria e Contabilidade, promovido pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).
A pesquisa “Os Reflexos da Substituição Tributária Antecipada nas Empresas do Segmento de Autopeças de Montes Claros”, de autoria do acadêmico aluno Ricardo Sizílio Jorge, sob coordenação dos professores Carlos Renato Theóphilo e Fernando Batista Coutinho Filho, foi premiada como o melhor trabalho na área temática de Contabilidade para Usuários Externos. “É motivo de orgulho receber esse reconhecimento acadêmico num evento de expressão nacional como é o caso do congresso da USP”, salienta Carlos Renato Theóphilo. Ele também coordenou a área temática “Educação e Pesquisa”.
Outras duas produções da Unimontes “Revista Contabilidade & Finanças USP: uma análise bibliométrica de 1999 a 2006”, de autoria dos acadêmicos Pablo Júnior e Regina Lacerda Siqueira e com a orientação do professor Geraldo Alemandro Leite Filho; e “Instituições de Ensino Superior em Contabilidade e suas contribuições para a formação de profissionais socialmente responsáveis”, do aluno Fábio Viana de Moura e do professor Igor Veloso Batista Colares, foram apontados entre os três melhores trabalhos da área temática de Educação e Pesquisa.
Lembrando que “não é a primeira vez que trabalhos de professores e alunos do nosso curso de Ciências Contábeis são destacados em eventos de repercussão nacional e até internacional”, o reitor da Unimontes, Paulo César Gonçalves de Almeida, afirmou que “a vitoriosa participação de nossos colegas no congresso da USP é fruto da competência, do talento e da perseverança, sendo motivo de júbilo para todos da comunidade acadêmica”.
