Cidadania e solidariedade: Realizado há quatro anos, projeto Unimontes Solidária contempla, neste ano, o município de Capitão Enéas, no Norte de Minas

Jornal O Norte
Publicado em 17/07/2007 às 15:43.Atualizado em 15/11/2021 às 08:09.

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



Nesta sexta-feira, acadêmicos dos diversos cursos da Unimontes - universidade estadual de Montes Claros, participam de mais uma edição do projeto Unimontes Solidárias, que acontece no município de Capitão Enéas, Norte de Minas, localizado a 52 quilômetros de Montes Claros.



São trinta acadêmicos de 12 cursos de graduação que, de 20 a 29 de julho, desenvolvem ações supervisionadas pela Coordenadoria de Extensão Comunitária (da Pró-Reitoria de Extensão).






Projeto Unimontes Solidária contempla comunidade


de bairros carentes de Capitão Enéas (foto: Ascom/Unimontes)



O projeto vai contemplar os bairros Manoel Vaqueiro, Morada do Parque, Morada do Sol, Sapé e Santo Antônio, com atividades como testes de glicemia, exames preventivos, atendimento jurídico, aferição de pressão arterial, aplicação de flúor, distribuição de kits odontológicos, ruas de lazer, torneios esportivos, capacitação de professores, aulas sobre noções de informática e preservação do meio ambiente.



De acordo com os coordenadores, o objetivo do projeto é promover a integração acadêmica com a comunidade dos municípios da área de abrangência da universidade, nas regiões Norte, Noroeste e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.



A iniciativa foi inspirada no extinto projeto Universidade Solidária, do governo federal, que promovia ações sociais nos pequenos municípios do nordeste brasileiro, do qual a Unimontes também participou. O projeto foi redimensionado pela instituição e hoje abrange as regiões onde atua, priorizando municípios com baixos indicadores econômicos e sociais, como renda per capita e Índice de Desenvolvimento Humano e que apresentem elevadas taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil.



Desde sua criação o projeto já beneficiou os municípios de Bonito de Minas, Botumirim, Catuti, Curral de Dentro, Francisco Sá, Gameleira, Japonvar, Jequitaí, Lontra, Montalvânia, Novo Horizonte, Patis, São João da Lagoa e São Francisco e, contemplando mais de 60 mil pessoas. Na edição deste ano, diferente das outras edições, foi selecionado apenas o município de Capitão Enéas.



As ações que serão desenvolvidas no município foram definidas de acordo com sua realidade e estão abertas à participação de voluntários da comunidade.



Paralelamente, também em Capitão Enéas, a Unimontes participa do Projeto Rondon, no período de 16 e 28 de julho.



Com uma equipe formada por seis acadêmicos dos cursos de Educação Física (1), Enfermagem (1), Medicina (1), Pedagogia (1) e Serviço Social (2), e orientada pelos professores Jiuliano Carlos Lopes Mendes e Leonardo Henrique Escolástico, junto com a equipe da UEMA - universidade estadual do Maranhão, serão desenvolvidas no município atividades sobre Sustentabilidade, sob responsabilidade da instituição maranhense; e sobre Cidadania e Bem Estar, pela equipe da Unimontes. (com informações da Ascon/Unimontes)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por