Logotipo O Norte
Sexta-Feira,14 de Novembro

Cidadãos do futuro: Projeto Luz encerra mais um ano de atividades com exposição de trabalhos

Jornal O Norte
Publicado em 08/11/2007 às 11:43.Atualizado em 15/11/2021 às 08:22.

Realizado há seis anos, promovendo a inclusão de jovens em situação de risco social e pessoal, Projeto Luz – Cidadão do Futuro encerra mais um ano de atividades com exposição dos trabalhos produzidos pelos participantes durante oficinas



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



O acesso à educação no Brasil iniciou às avessas, chegando primeiro aos cursos superiores de Medicina, Direito e Engenharia Civil – daí serem, até hoje, profissionais dessas áreas serem chamados de doutor mesmo não tendo o título de doutorado -, só muito tempo chegando às crianças e jovens brasileiros.



No dias atuais, mesmo sendo obrigatória a educação nos níveis básicos de ensino – ensinos Fundamental e Médio -, o índice de analfabetismo no país ainda é muito grande e ainda estamos longe do dia que todos terão acesso à educação de qualidade.



Buscando contribuir para a redução dessas distâncias que separam crianças, jovens e adolescentes da educação que lhe é direito, a Unimontes realiza, desde 2001, o Projeto Luz – Cidadão do Futuro, que atende, anualmente, cerca de 40 adolescentes entre 15 e 17 anos, que vivem em situação de risco pessoal e social.



Durante o projeto, os jovens participam de atividades que desenvolvem a criatividade e podem lhes servir de base para uma profissão no futuro, como artesanato, marcenaria, informática e beleza e estética. Os participantes são, em sua maioria, de famílias residentes nos bairros vizinhos ao campus-sede da universidade - Vila Oliveira, Vila Mauricéia e Vila Atlântida.



As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, na sede do projeto (Rua São Mateus, 81, no Bairro Todos os Santos), ministradas por quatro professores da Unimontes e duas voluntárias da comunidade.



O resultado do trabalho desenvolvido pelos jovens pode ser conferido na mostra de artes instalada no hall da Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no campus universitário Professor Darcy Ribeiro. São peças produzidas nas oficinas, com destaque para os trabalhos em marcenaria e artesanato, como sacrários, vasos, móveis e telas.



Os trabalhos ficam em exposição até sexta-feira, dia 9, e podem ser vistos de 8h às 22h.



Realizado pela Fadenor - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas em parceria com a Unimontes, neste ano, o Projeto Luz – Cidadão do Futuro foi aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, reforçando ainda mais a proposta inicial, de preparar os jovens para o mercado de trabalho e, também, oferecer um acompanhamento profissional para que tenham uma melhor qualidade de vida, juntos com sua família.



A professora Irany Maria Gomide Miranda, coordenadora do projeto, diz que além do atendimento psicológico, que ajuda no convívio social e familiar, os cursos profissionalizantes permitem que o jovem possa ser encaminhado ao primeiro emprego.



No ano passado, o projeto realizou a I Mostra do Livro Infantil, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, com exposição de livros, painéis explicativos sobre a ludoterapia (o ensino através das brincadeiras) e exibição de vídeos infantis. Durante a mostra, os jovens participantes do projeto fizeram apresentação com base nas cantigas de roda, destacando a metodologia como instrumento para maior percepção dos sentidos, senso de direção e o aprendizado como um todo. O objetivo foi mostrar ao público a importância das brincadeiras na metodologia da educação infantil e a interação desse tipo de aprendizado com os projetos acadêmicos.



As aulas do Projeto Luz – Cidadão do Futuro acontecem durante todo ano e, mesmo no período de recesso, no final do ano, os alunos continuam recebendo acompanhamento de assistentes sociais.



Segundo a coordenadora, a expectativa é que no próximo ano o número de participantes seja ampliado, contribuindo, assim, para que o objetivo de inclusão social proposto pelo projeto tenha um alcance ainda maior.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por