A quinta fase do Programa Cidadão Nota Dez começou com 58 mil jovens e adultos em salas de aula. Nesta fase do programa, estão participando 175 municípios das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, cerca de quatro mil alfabetizadores, 222 coordenadores de turma e 47 coordenadores municipais. Desde a sua implementação, em 2003, o Programa já atendeu 200 mil jovens e adultos e alfabetizou 86 dos 460 mil analfabetos das regiões Norte e Nordeste de Minas, segundo dados do IBGE. A previsão é de que com a conclusão da quinta etapa, seja alcançada a meta de 100 mil pessoas alfabetizadas, até o final do ano.
Neste mesmo período, programa já capacitou mais de 10 mil alfabetizadores, formou uma rede de 1393 parceiros, entre associações, órgãos federais, estaduais e municipais, tradições religiosas e sociedade civil organizada, além de consolidar 15 Mesas de Gestão Participativa e criar 17 Núcleos de Apoio à Alfabetização, Inclusão Social e Cidadania.
Ao analisar os resultados do programa, a secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, acredita que o Cidadão Nota Dez está alcançando seu objetivo principal de promover a inclusão social por meio da alfabetização como um processo que potencialize a emancipação social das comunidades. - Alfabetizar e incentivar o desenvolvimento das comunidades a partir de cada sala de aula é um desafio que está sendo vencido - afirma a secretária. (Com Agência Minas)
