Cidadão Nota Dez capacita alfabetizadores

Jornal O Norte
Publicado em 14/01/2008 às 10:14.Atualizado em 15/11/2021 às 07:22.

Agencia Minas



O programa Cidadão Nota Dez realiza, entre os dias 14 e 19 de janeiro, no Sesc de Montes Claros, o Curso de Capacitação da Fase V. Alfabetizadores, Articuladores Territoriais e membros das mesas gestoras de Janaúba, Grão-Mogol, Januária, Brasília de Minas, Bocaiúva e Montes Claros serão preparados para atuar na quinta etapa do programa que prevê atender 100 mil cidadãos, nos 188 municípios que compõem a área de abrangência da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene).



As aulas da Fase V do programa começam em fevereiro e a previsão é de que haja 4 mil turmas e, para isso, cerca de 4 mil alfabetizadores, 200 coordenadores de turma e 47 coordenadores municipais serão capacitados no mês de janeiro. Na última fase do programa, em 2007, foram atendidos 47.659 cidadãos, alfabetizados 16 mil alunos e capacitados 2.712 professores. Ao todo, já foram alfabetizados 86 mil alunos e a meta para a fase V é alcançar o número de 100 mil.



O Programa Cidadão Nota Dez é uma política pública estruturada em torno do controle e combate aos altos índices de analfabetismo das regiões Norte e Nordeste de Minas. O público-alvo são pessoas acima de 15 anos, sem limite de idade, desde que o candidato seja analfabeto ou não tenha concluído a 1ª à 4ª série. Segundo Edson Couto, diretor do escritório do Idene em Montes Claros, o Cidadão Nota Dez trabalha, hoje, com 1.300 parceiros e já atendeu, aproximadamente, 400 mil cidadãos.



Até o momento, já foram formadas 15 mesas de gestão participativa do programa, propiciando as condições para implementação de uma rede de Governança Social, cujo objetivo é promover a inclusão social por meio da alfabetização como um processo que potencialize a emancipação social das comunidades para a gestão de políticas sociais.



Para a diretora-geral do Idene, Raquel Tupynambá de Ulhôa, um dos fatores de sucesso do Cidadão Nota Dez é o incentivo à autogestão de suas atividades, por meio das mesas gestoras, compostas por representantes de instituições governamentais e não-governamentais, configurando-se numa inovadora e efetiva experiência de Governança Social, com distribuição de benefícios, oportunidades e responsabilidades na ação local. “Já podemos ver os resultados da organização social dos jovens e adultos atendidos, que vêm orientando e potencializando suas comunidades de baixa renda e baixa escolaridade na gestão de políticas sociais emancipatórias”, diz.



A secretária Elbe Brandão diz que é gratificante saber que as pessoas estão buscando os seus direitos e se integrando a movimentos de cidadania. “Este é um passo importante para toda nossa região, que vai impulsionar o seu desenvolvimento. Logo teremos mais e mais alunos em salas de aula, inaugurando uma nova etapa de alfabetização, e, como sabemos, a educação é o primeiro passo para o desenvolvimento”, frisa a secretária.



CAPACITAÇÃO



A Capacitação do Programa Cidadão Nota 10, Fase V, será realizado no Sesc de Montes Claros, com início nesta segunda-feira (14) e término no sábado (19). A abertura será às 8h, com a apresentação da programação e objetivos do encontro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por