Comemorar o centenário do escritor mineiro João Guimarães Rosa, envolvendo docentes, acadêmicos e a comunidade em geral numa série de atividades que visam a divulgação e valorização de suas obras. Este é o principal objetivo do Projeto “O Sertão Está em Toda Parte”, elaborado pelos professores Telma Borges da Silva e Fábio Figueiredo Camargo, do departamento de Comunicação e Letras, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Estadual de Montes Claros.
A professora Telma Borges lembra que o projeto foi aprovado dentro da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e encontra-se, ainda, na fase de estruturação, que envolve também a captação de recursos junto a empresas para viabilizar as atividades. Ela salienta que, além de comemorar o centenário de Guimarães Rosa, que nasceu em 27 de junho de 1908, em Cordisburgo, a iniciativa tem o propósito de “promover momentos de variadas leituras da sua obra. Assim, pretendemos dar maior visibilidade à escritura rosiana, possibilitando o encontro das várias faixas populacionais com seus textos”.
Na proposta, serão realizados eventos ligados ao cinema, poesia, teatro, dança e música. “Esperamos envolver, de maneira expressiva, a comunidade de Montes Claros e de outros lugares do sertão mineiro, promovendo atividades para todos os perfis de público. Além disso, pretendemos estabelecer um diálogo mais efetivo entre a comunidade acadêmica e aqueles que, por ventura, dela não estejam participando, mas que podem ser representados nos causos e nas narrativas de Guimarães Rosa”, explica a coordenadora do projeto.
Ela informa que, até outubro, no último sábado de cada mês, será exibido um filme relacionado às obras de Guimarães Rosa, dentro do projeto “Cinema Comentado”, na Sala Geraldo Freire, ao lado da Prefeitura. Também serão promovidos debates, palestras, seminários, oficinas, peças teatrais e concursos de contos e poesias, para os quais serão convidados a participar alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio. Está prevista, ainda, uma expedição pelo Norte de Minas, percorrendo lugares relacionados ao sertão de Guimarães Rosa, visando a distribuição de livros do autor e a exibição de filmes baseados em sua obra.
Finalizando as atividades do projeto, no período de 19 a 21 de dezembro, será realizado um grande seminário em Montes Claros, com o objetivo de debater e analisar todas as questões abordadas ao longo do ano, que também serão documentadas em um livro. ( Com informações Ascom/Unimontes)
