Realizado pelo Inep, através do EducaCenso, o processo de coleta de dados sobre a educação básica nacional envolve escolas da rede pública e privada de todo país
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
No período de 30 de maio a 31 de agosto de 2007, o Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, realiza em todo o país o Censo Escolar, através do EducaCenso.
O Censo Escolar é realizado anualmente com a colaboração das secretarias estaduais, órgãos regionais, secretarias municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, com o objetivo de possibilitar ao ministério da Educação conhecer melhor o sistema educacional, suas qualidades e deficiências e, ao mesmo tempo, promover a melhoria da qualidade na educação.
O Censo Escolar possibilita ao Mec conhecer melhor o sistema educacional, suas qualidades e deficiências e, ao mesmo tempo, promover a melhoria da qualidade na educação (foto: arquivo)
Em Minas Gerais, os questionários serão aplicados pelo Sied - Sistema Integrado de Informações Educacionais da secretaria de Estado de Educação.
De acordo com o SEE, os formulários devem ser preenchidos pelo diretor ou responsável pela escola, que fornece informações sobre funções docentes, matrículas, infra-estrutura, número de escolas por rede, turmas, quantidade de alunos por série, rendimento e movimento dos alunos e transporte escolar. Os dados são separados por nível e modalidade de ensino e por dependência administrativa das escolas, o que resulta em um retrato detalhado do sistema de educação básica.
Segundo o Inep, as informações geradas pelo Censo servirão de base para a formulação de políticas públicas e para distribuição de recursos públicos (merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundeb, entre outros).
Os dados também serão utilizados por outros ministérios, como Saúde e Esporte, por organismos internacionais, como a Unesco e o Unicef e por pesquisadores e estudantes de todo o Brasil e do mundo.
Até o ano passado, o formulário era distribuído no mês de março, mas, segundo a SEE, nesse período o processo de matrícula ainda não está totalmente concluído, com cadastros duplos devido a mudanças de escolas, comuns no início do ano letivo. Por isso, nesse ano, o formulário foi distribuído em maio, quando o sistema já está estabilizado e os dados verificados são os que valerão para o ano inteiro.
EDUCACENSO
Realizado pela primeira vez através do EducaCenso, além da data de referência - 30 de maio -, outra novidade é que neste ano o Censo pode ser respondido pela Internet. Para facilitar o preenchimento do formulário, o Inep realizou treinamento com técnicos das secretarias estaduais de Educação e com técnicos das secretarias municipais de capitais e representantes das Undimes – União nacional dos dirigentes municipais de educação, que estão atuando como multiplicadores, habilitados a realizar treinamento e esclarecer dúvidas em todas as escolas do país.
Além de dados gerais sobre a escola, o Censo Escolar está coletando dados específicos sobre cada aluno, cada professor que esteja em regência de sala e cada turma. Para os alunos que já estão cadastrados no CadMec - Cadastro de alunos, docentes, auxiliares de educação infantil e escolas (no PAC ou no PGC), basta que tenham seus dados atualizados. As informações servirão de base para um mapa real da educação nacional.
De acordo com o Inep, os resultados finais do Censo Escolar de 2006 contabilizaram, aproximadamente, 55,9 milhões de matrículas e 203,9 mil estabelecimentos educacionais que oferecem as diferentes etapas e modalidades de ensino da educação básica. As matrículas são ofertadas, principalmente, pelas administrações municipais (44,8%) e estaduais de ensino (41,7%).
Segundo o instituto, nenhuma outra empresa está autorizada a oferecer serviços relacionados à coleta de dados para o Censo Escolar 2007 e o ministério da Educação fornece os recursos tecnológicos necessários para que as escolas forneçam os dados. Além de os sistemas serem de fácil utilização, para as escolas que apresentarem dificuldade, o Mec oferece treinamento para o uso dessas ferramentas e tutoriais que explicam, detalhadamente, as etapas a serem seguidas. Outras informações podem ser adquiridas no site do Inep ou pelo e-mail: censoescolar@inep.gov.br. (Com informações do Inep).
