Carnalagoa se prepara para entrar no circuito turístico norte-mineiro

Jornal O Norte
02/03/2006 às 11:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:30

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

A lagoa em plena forma, com o maior volume de água registrado desde que foi represada. Passeios de jet ski ou mergulho no fim da tarde. Turistas até do estado de Alagoas. Bebidas, acepipes e, dando o tom da festa, muito axé e breves passeios pelo funk carioca. Assim foi o carnaval em São João da Lagoa.

As areias escaldantes, espalhadas ao redor da lagoa, vindas de caminhão das margens do rio São Francisco estavam repletas de foliões que curtiram cinco dias de festa ao som de bandas baianas, com destaque para o cantor Nagib, de Vitória da Conquista, que fez o show de encerramento, levantando a galera que, mesmo cansada depois de dias e noites de folia, cantou e dançou até a madrugada.

Este é o segundo Carnalagoa realizado pela atual administração. De acordo com pesquisa feita pela prefeitura entre os foliões, funcionários e comerciantes o balanço final do evento foi positivo. Segundo a pesquisa, além de aumentar o número de visitantes, o Carnalagoa teve um aumento significativo no comércio, não só no local do evento, mas em toda a cidade, gerando trabalho e renda para o município.

Segundo o secretário municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura, Ronaldo Galo, a prefeitura pretende a partir desse ano investir no turismo ecológico e em eventos culturais e esportivos, de forma a atrair a atenção de todo o estado, inserindo o município no circuito turístico mineiro.

CHUVA E FOLIA

A festa que parou o país nos últimos dias aconteceu no norte de Minas com muita chuva. Em São João da Lagoa, na noite de segunda-feira, a chuva forte destruiu barracas e antecipou o fim da noite. Na tarde de terça-feira, mais uma chuva forte parecia anunciar o fim do carnaval sem show, o que, para alegria dos foliões, não aconteceu.

Na verdade, a noite de terça-feira foi uma das mais animadas, talvez por ser a última. Os foliões que já haviam curtido as bandas Zuêra, Magnatas, Impacto, Inalaê e Trio Coraçon, agitaram com o show de Nagib e Banda como se fosse a primeira noite da festa. No repertório, além dos sucessos atuais, o cantor apresentou canções de outros carnavais, matando a saudade do público fiel ao ritmo baiano.

Segundo Nagib, que anima há seis anos o carnaval norte-mineiro, a música baiana já faz parte das festas mineiras.

- A música baiana se impôs em Minas Gerais, tanto é que existem vários carnavais fora de época no estado, animados por bandas baianas. Isso contribuiu para o fortalecimento do axé-music, que ganhou outra conotação e hoje já não é mais aquela letra monossilábica, do a, e, i, o, u; tem mais harmonia, mais suingue.Tem uma banda baiana chamada Afrodisíaco, do Pierre Onassis, que usa violinos nos arranjos; a Ivete Sangalo usa influências  do funk, soul e black music, enfim, todos querem apresentar novidades, melhorar a qualidade, inovar. A imposição da música naturalmente acontece devido a esta preocupação dos baianos em fazer um trabalho melhor, mais diferenciado – explica o cantor que diz ter escolhido carnaval norte-mineiro por ter um trabalho que atende às exigências dos promotores de eventos e às expectativas do público que vai curtir o show, além da concorrência ser menor. Segundo ele, agora se considera baianeiro, pois se casou e vive com a família em Montes Claros.

CARNAVAL EM MINAS

Nagib, que este ano esteve nas cidades de Várzea da Palma, São Francisco, Manga, São João da Lagoa e Ubaí, e que na próxima semana se apresenta em Varzelândia, Itacarambi e Jaíba, diz que o carnaval mineiro tem mudado muito, oferecendo mais estrutura para abrigar um público que cresce a cada ano.

- A primeira vez que toquei em Minas Gerais tomei um susto, pois as pessoas vinham pular carnaval com salto alto e roupa de festa; eu ficava sem entender. Hoje mudou muito. A música que é tocada em Salvador já é tocada no interior de Minas e as cidades já se preparam melhor. Ao encontrar uma infra-estrutura boa, boa sonorização, uma festa organizada e a prefeitura fazendo um trabalho decente o público só tem a ganhar e por isso tem aumentado tanto o número de pessoas a cada ano. E quem ganha com isso é a região, que tem feito uma festa que todo artista nacional quer participar. Isso alimenta o comércio e o turismo e todo mundo sai ganhando - avalia Nagib.

O secretário Ronaldo Galo diz que o próximo evento em São João da Lagoa é o Circuito Intertv de Vaquejada, que acontece no mês de abril. Segundo ele, a expectativa é de que o público seja igual ou superior ao que esteve presente no Carnalagoa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por