Câncer de pele: o melhor tratamento é a prevenção

Jornal O Norte
Publicado em 20/09/2007 às 11:12.Atualizado em 15/11/2021 às 08:17.

Com o calor intenso e sol forte,


dermatologistas alertam a população


sobre os riscos do câncer de pele.


Em Montes Claros, acadêmicos se


reúnem no centro da cidade para


orientar a população



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



Com a volta dos dias de sol e calor intenso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta a população sobre os riscos da exposição excessiva ao sol.



Segundo informações da SBD, apesar do aumento significativo do nível de informação da população sobre os riscos do câncer de pele, ainda é grande o número de pessoas que não utilizam protetor solar, principalmente entre os jovens. Dados do Inca – Instituto Nacional do Câncer revelam aumento do número de casos de câncer de pele em todo país. A SBD também alerta para o grande número de casos diagnosticados em pacientes mais jovens.



Com a proposta de ampliar as informações sobre esses riscos, na última terça-feira, a SBD lançou a campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele.






Acadêmicos do 6º período de Fisioterapia da Soebras



Realizada pelo oitavo ano consecutivo, a ação tem como objetivo a orientação sobre a prevenção e a detecção precoce da doença, através do exame completo da pele. Durante a campanha, os pacientes que tenham diagnóstico de câncer de pele realizaram exames, biópsias e até cirurgias gratuitamente nos hospitais da rede pública ou hospitais credenciados à SBD.



Em Montes Claros, no último dia 17 de setembro, acadêmicos do 6° período do curso de Fisioterapia da Soebras também realizaram, na Praça Dr. Carlos, no centro da cidade, de 13h às 17h, a campanha de conscientização alertando sobre os fatores que predispõem ao aparecimento do câncer de pele.



A iniciativa teve como objetivo orientar a população sobre a prevenção da doença, através da distribuição de folder explicativo, como realizar o auto-exame da pele e distribuição de pequenas quantidades de filtro solar para aplicação imediata no rosto e nos braços.



Durante a campanha, também foram realizados procedimentos como aferição de pressão arterial, atendendo a um público de cerca de 800 pessoas.



As atividades foram supervisionadas pela fisioterapeuta, professoras Christiane Athayde Santos e pela médica especializada em dermatologia, Tassiana Mourão.



CÂNCER DE PELE



A exposição prolongada e repetida da pele ao sol causa o envelhecimento cutâneo além de predispor a pele ao surgimento do câncer. Tomando-se certos cuidados, os efeitos danosos do sol podem ser atenuados. Aprenda como proteger sua pele da radiação solar:



- Use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração excessiva;



- Use chapéus e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim, use o filtro solar, pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele;



- Evite o sol no período entre 10 e 15 horas;



- A maioria dos cânceres de pele localizam-se na face, proteja-a sempre. Não esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença;



- Se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam cascas na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo, procure um dermatologista;



- faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas;



Estas recomendações são especialmente importantes para as pessoas de pele fototipos I e II, as quais devem evitar qualquer tipo de exposição ao sol sem proteção. (fonte: SBD)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por