Com o objetivo de garantir o desenvolvimento das capacidades de leitura/escrita dos alunos da rede municipal de Ensino, a secretaria municipal de Educação de Montes Claros lança o projeto Caminhos da Alfabetização.
A secretária Dagmá Brandão Silva e equipe de coordenadores reuniram com diretores da Rede e supervisores escolares na última semana para apresentação do projeto. Segundo a secretária a iniciativa vem nortear a nova política de educação, que tem como meta para o biênio 2007/2008 a alfabetização de 100% das crianças de seis a oito anos.
Dagmá ressalta que as avaliações realizadas em 2005 e 2006 pela Rede Municipal e pela secretaria de Estado de Educação revelaram fragilidade dos alunos do Ciclo Inicial na construção de capacidades básicas em ler e escrever.
- Os resultados mostram que 81% dos alunos da Rede Municipal de Ensino estão com a aprendizagem comprometida. Apesar de essa não ser uma realidade apenas de Montes Claros, esses dados nos alertam para mudanças urgentes que garantam uma base sólida da escolarização - argumenta a secretária.
EM BUSCA DE RESULTADOS
Para conseguir os resultados pretendidos, a secretaria de Educação estabeleceu a partir de dois eixos formação – monitoramento e acompanhamento – algumas ações a serem cumpridas. Além da formação continuada dos profissionais, o professor alfabetizador continua a dispor de incentivos financeiros – gratificação de 10% do salário-base.
Haverá também o monitoramento sistemático da aprendizagem e freqüência dos alunos do Ciclo de Alfabetização, o acompanhamento dos resultados alcançados pelas escolas e, ainda, avaliação externa da aprendizagem das crianças. Os trabalhos envolverão todas as escolas das áreas rural e urbana do município.
Segundo a assessoria de comunicação da secretaria municipal de Educação, para desenvolver o projeto Caminhos da Alfabetização, o Município firmou convênio com a Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros, que fará o monitoramento da leitura e escrita das crianças. O trabalho envolverá 252 estagiários de Pedagogia, Normal Superior e Letras/Português, que serão treinados para o exercício das atividades.
A assessoria informa, ainda, que no mês de novembro haverá oito acompanhamentos, que constarão da aplicação de testes e preenchimento de todos os instrumentos necessários, coordenados pelo supervisor da escola.
A análise dos dados será feita por equipe da secretaria de Educação, que discutirá os resultados obtidos e proporá intervenções para garantir a melhoria na qualidade do ensino na Rede Municipal.