Realizado há mais de um ano,
o Caminhada saudável vem
proporcionando qualidade para
grupos da 3ª idade de Montes Claros
Organizado pelo Núcleo de Extensão (NEX) da Funorte, o projeto Caminhada Saudável é um projeto que há um ano vem proporcionando qualidade de vida para grupos da 3ª idade. Na última segunda-feira, na Escola Irmã Beata, no bairro Amazonas, houve aulas de ginástica localizada. O evento é de graça e qualquer pessoa pode participar, diz Franciele Leite, coordenadora do projeto.
De acordo com Franciele, a chegada da idade faz com que muitas pessoas procurem se exercitar. Atividades físicas regulares diminuem os sintomas de depressão, melhora a auto-estima, aumenta o bem-estar físico e mental, ou seja, ajudam a manter boa qualidade de vida.
- Exercícios físicos fortalecem os músculos das pernas e das costas, aumenta os reflexos, o peso corporal e ajudam na diminuição dos riscos de doenças - comenta Fábio Nascimento. Fábio é acadêmico voluntário do projeto, que acompanha os idosos nas aulas de ginástica na Escola Irmã Beata no Bairro Amazonas.
Patrocinado pela Funorte, o evento é gratuito e muitos pais de alunos têm demonstrado interesse em participar.
Ao iniciar a prática de exercícios, o idoso passa por avaliação médica cuidadosa. Isso permitirá ao médico indicar a melhor atividade. Que pode incluir: caminhada e outros tipos de ginásticas, comenta Nascimento.
A presidente do bairro Amazonas, Nalva, conta que coordena o programa nas comunidades: Santos Reis, Amazonas e Vila Áurea. Atualmente oferece ginástica localizada nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h30 às 18h30.
- Resolvi pedir o apoio do projeto Caminhada Saudável do NEX para atender às necessidades dos idosos dessas comunidades - Finaliza Nalva.
- Ao todo são 90 alunos praticando. As pessoas que freqüentam essas atividades estão sempre dispostas, com vontade de viver cada momento, sem deixar nada pra depois - afirma a vice-diretora da escola.
Os idosos destacaram a importância da convivência, com isso vão criando novos ciclos de amizades. Essa confraternização reforça a necessidade do reconhecimento e da importância de se estar com o outro, principalmente por se encontrarem em condições semelhantes. (Nex/Funorte)
